Páginas

sábado, 18 de junho de 2011

OS ANÉIS DE SATURNO

Olá para tod@s!


Quero dividir com vocês uma experiência interessante vivida ainda nessa viagem a Ouro Preto. Lá existe o Observatório Astronômico de Minas, parte do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas, que abre ao público após às 20h00. É claro que não perderíamos a chance de olhar para os céus!


Fizemos um passeio pelo piso térreo antes de acessar o telescópio. O museu também abre suas portas à visitação mesmo com o adiantar da hora, com toda sorte de instrumentos de uso astronômico, topográfico e cartográfico:


"Encontram-se em exposição permanente lunetas meridianas e equatoriais, destacando-se uma de campo, cartas celestes, globos lunar e do planeta Marte, datados de 1718, telescópios, sextantes, teodolitos astronômicos, com destaque para um modelo alta azimutal." 
Texto completo AQUI.


Clique para ampliar. Arquivo pessoal.
Com o telescópio preparado, subimos. O céu estava claro, somente com uma ou outra nuvem mais marota a passar diante das lentes. Iniciamos a observação sugerida por nossos guias em Alpha Centauri. Como meus conhecimentos sobre as constelações são de um leigo foi muito legal descobrir com os próprios olhos que a estrela vista a olho nu da Terra é na verdade um sistema triplo de estrelas que giram em torno de uma órbita comum. Leia mais AQUI.



E nisso a cúpula ia se enchendo de gente, rs! Cedemos nosso espaço e fomos para o teto do museu, olhar o céu sob uma nova perspectiva e ver meteoritos cruzarem rápido o negro céu. Falamos sobre Galileu, as estrelas em nossa bandeira nacional, sobre a poluição das grandes cidades que nos impedem de ver galáxias, sobre o passado que se descortina sobre nossas cabeças e sobre as coisas do futuro.




Creme de la Creme


Não sei vocês, mas é sempre uma emoção dar uma espiada no planeta regente, né? Rs! No meu caso, o planeta é a joia do sistema solar, Saturno. Confesso que quando criança admirava mais Júpiter com suas tempestades eternas e por causa do filme "2001, uma Odisseia no Espaço". Não entedia nada do filme é verdade, mas sabia que havia ali verdade que mereciam ser guardadas. Fora a música de abertura, Assim Falou Zaratustra!!! Então queria que Júpiter fosse meu regente. Veja abaixo a abertura do filme.


Mas certas coisas não se escolhem, se aceitam. Só que o coração é volúvel, rs! E os Anéis de Saturno me encantam com sua falsa quietude. Observa-lo pelas lentes de um velho telescópio alemão, numa cidade como Ouro Preto, deu ao tempo todo um caráter mágico. Para mim foi o ponto alto da noite, o creme de la creme, rs!


Confesso que me senti um pouco Galileu Galilei quando pousei os olhos na lente e observei o planeta. Pode parecer trivial hoje, mas a observação de um corpo celeste com essa definição demorou 10.000 anos da história humana!




Anéis de Saturno: Jóias Celestes


Diferente da maior parte da massa do planeta que é constituída de gás, os anéis de Saturno são feitos de pequenas partículas rochosas. Não existe uma teoria concreta de como estas jóias celestes se formaram. Podem ser restos de um corpo celeste como uma antiga e mal-formada lua. Seu diâmetro quase alcança 300 mil quilômetros, mas curiosamente a espessura do disco tem apenas 1,5km! Pena que esta maravilha não durará para sempre.

"Pensa-se que os anéis de Saturno desaparecerão um dia, cerca de 100 milhões de anos, pois vão sendo lentamente puxados para o planeta."



Fonte: Wikipedia


Clique para ampliar!


Amigos, irmã(o)s  e compatriotas, se puderem ter contato com o céu noturno, o façam, sejam por quaisquer meios: olho nu, telescópios, planetários ou mesmo programas de computador como o Stellarium.


E regojizem!


Saúde, amizade, liberdade.




Sergio Thot




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cultivaram esta Semente: