Páginas

sábado, 15 de outubro de 2011

GATOS SÃO SAGRADOS!

Brigitte, apenas existindo

Olá, como vão?


Com a aproximação do Dia das Bruxas quero resgatar esse antigo companheiro de casa e de fogueira que é o gato. Ele, mais do que qualquer outro bicho, sofreu com as chamas inquisitórias europeias simplesmente por ser aquilo que ele é. Principalmente os gatos pretos.


Tive um gato preto. Preta, para ser mais exato. A chamei de Nix, deusa noturna do Egito. Era filha de Nina, uma gata da amiga Cibele. Isso foi lá pelos anos de 2000. Desde então vários passaram pela nossa casa, muitos nascidos, outros adotados.


Atualemente temos Brigite e Ágata, duas pestinhas que adoram cavar o jardim, subir na mesa, deitar no colo enquanto vejo tevê ou teclo aqui com vocês.


Ágatha, a gata


E Por Que são Sagrados?


Além da ligação involuntária com as mulheres da Idade Média, podia citar a adoração que os egipcios tinham (e tem!) pelo bichano através da  Deusa Bastet (e sua versão menos humorada, Sekhmet). Além dos japoneses com seu gato de boa sorte, o Maneki Neko que atrai sorte e dinheiro, mas cujo o original, dizem, salvou a vida de um guerreiro. Ou o culto ao jaguar das Américas:


"A onça faz parte da mitologia de diversas culturas indígenas americanas, incluindo a dos maias, astecas e guarani. Na mitologia maia, apesar de ter sido cotada como um animal sagrado, era caçada em cerimônias de iniciação dos homens como guerreiros."
Fonte: Wikipedia.


Para o Padre Marcelo Rossi, dizem alguns sites por aí, são animais "traiçoeiros" (Leia AQUI). Opinião típica de que nunca teve gatos pois, se os tivesse saberia que nada que temos realmente os interessa para que nasça a traição.


Mas para mim são divinos porque simplesmente deitam em meu colo, me olham com tédio e cochilam.


Saúde, amizade, liberdade.




Sergio Thot


Post Scriptum:


Vocês conhecem o Maru? Deixe-me apresentar...

8 comentários:

  1. Eu acho lindos, gatinhos, pena que não posso ter. Seus pelos brigam com minha rinite =/

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Cara Touka

    Pêlos e rinite realmente não combinam. Pena. Já nos questionamos aqui em casa se nos desfaziríamos dos bichos nesses casos e fizemos votação. Como os bichos são maioria, perdemos. Kkkkkkkkk!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Gaspas!

    Gatos também gostam de bebês, ao modo deles é lógico! Que é dormir no berço quando este está desocupado e o mantendo quentinho, rs!

    ResponderExcluir
  4. Oi Nion.

    Também já não gostei de gatos, movido principalmente por preconceito. Mas aí então fui adotado pela Lua, uma gata branca que foi recolhida da rua pela minha esposa um pouco antes de começarmos a namorar, e isso já faz uns 12 anos. Lua ainda está entre nós, mas vive agora com minha cunhada.

    Desde então nunca tive um ano sem gatos em casa, e aprendi que cada um deles possui sua própria personalidade, trejeitos e miados. Cada um é único.

    Quero ter o prazer de sua companhia enquanto puder.

    ResponderExcluir
  5. Hahaha, poisé, mesmo que não fossem, a gente acaba se rendendo.
    Uma amiga me ofereceu um filhote da gatinha dela, adivinha a minha resposta... hahaha
    Estou esperando desmamar, e minha rinite... bem, daremos um jeito! hahaha

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Gatos são tudo de bom ^^
    Como Thot eu também tenho 2 gatas (Mikoto e sua filha Serenna) e acredito q por convivermos com 2 temos facilidade e oportunidade de perceber personalidade distintas de cada animal.
    Mas quanto ser traiçoeiros, isso é um absurdo.

    As minhas são assim
    Mikoto: calma ao extremo; anti-social: se ouve voz estranha na casa sobe no guarda-roupa e não sai enquanto as visitas não forem embora rsrs; caseira; amorosa; obediente...mas "pede" o que quer com miados irresistíveis *-*

    Serenna: agitada; "infantil" - brinca o tempo todo com tudo; teimosa, ousada e corajosa - enfrenta meus cachorros para defender a mãe; é do tipo "me ame mas não me toque" rsrs

    Gatos são sagrados!
    Eu amo *-* e não me canso de observá-los.

    *E quanto à problemas: eu tenho uma alergia na pele por ficar em contato direto (agarramentos e colo rsrsrs) com Mikoto constantemente - eu amo Mikoto *-*; quanto à isso nada melhor do que uma pomada básica nas crises rsrs*

    ResponderExcluir
  7. Escrevi tanto sobre minhas gatas q me esqueci de uma coisa: beijos Thot! ^^

    Adorei o artigo e aproveitei para ler outros pq tem muito tempo que não venho até aqui rsrs

    bjs

    ResponderExcluir

Cultivaram esta Semente: