Páginas

sexta-feira, 4 de março de 2011

É SATURNÁLIA

O Carnaval regido pelo calendário cristão é um arremedo das festividades pagãs do mundo Antigo. Quem quiser saber da história leia AQUI. Incrível imaginar que a mesma festa romana deu origem ao rei Momo e ao Papai Noel!

Segundo a tradição, era escolhido um rei para as festividades, o senhor da bebida, do prazer que era ao final, sacrificado. Lógico, não há almoço grátis, né? O tema do sacrifício do rei para que o poder retorne ao povo é recorrente no mundo agrário. Hoje apenas destronamos nosso Momo, um ato substituto menos violento, e ele não se candidata mais.

Temos que ensinar esta técnica aos nossos governantes, como Sarney, Collor, Itamar e companhia, que não largam o osso do poder e acabam sacrificando a gente!

A história do carnaval em Portugal e no Brasil é muito interessante. Visite o site UOL Educação para saber, por exemplo, porque as escolas de samba têm esse nome AQUI.


Virgem de Carnaval

Saibam vocês que nunca saí em um bloco carnavalesco, nunca fui em um baile ou assisti a desfiles. O fato de eu gostar de rock contribui para evitar a festa, apesar de não existir, em tese, nada que possa me separar dos foliões. Quase ensaiei uma ida ao desfile da minha cidade. Afinal, temos que ter algumas experiências antes de passarmos para o Amenti, onde nada é garantido.

Mas é temos hoje o carnaval de Apolo, de avenidas artificiais e retas, com a elite nos camarotes globais, carnaval cronometrado onde tem sempre um carro quebrado ou pneu furado.

Talvez eu queira o carnaval descrito pela saudosa Elis Regina no vídeo abaixo. Um carnaval de pierrô e colombina, de confete e serpentina. Ou uma festa de sacerdotisas bacantes a gritar pelas ruas tortuosas, bêbadas de Deus.

Enfim, tenho saudades do que não vivi, rs!

Feliz Saturnália a tod@s


S. Thot

4 comentários:

  1. olá Thot!!!

    Obrigada pelos comentários! estava com saudades suas, rs...

    mas vamos ao que interessa... seu post!
    eu tbm não sou muito fã de carnaval, mas sabe como é né Rio... ano passado fui pela primeira vez a um bloco "Boi Tatá" o motivo foi porque esse é um dos poucos que não andam, e eu sou meio ranzinza e não gosto do povo esbarrando em mim... aí fiquei lá na sombra vendo o movimento, foi legal! sempre recomendo as pessoas, então fica o convite, rss...

    contudo, tenho o costume de assistir aos desfiles pela TV (nunca teria coragem de ir lá no sambódromo, imagina aquele tumulto, rsss) adoro o espetáculo!

    essa época me deixa meio melancólica... ainda não entendi o motivo, fico pensando nesse povo brasileiro que bate panela vazia e vive essa época do ano a "ditadura da alegria", acho que é isso que me faz criar uma certa resistência quanto a essa comemoração!

    bem... mas seja como for... isso não muda em nada!!! rsss...

    um grande beijo e um abraço apertado e feliz saturnália

    ResponderExcluir
  2. Oi Thot.
    Também não gosto muito de carnaval.
    Multidão, bagunça, muito barulho... não é pra mim.
    Mas infelizmente no Brasil não tem como fugir dessa bagunça danada.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Hyvi. Pretendo fazer um aquecimento em algum carnaval fora de época que pipoca por esse brazilzão de Minha Deusa só para aquecer os tamborins. Também sou um pouco avesso a multidões mas é preciso ter experiência de vida para se contar algo na velhice, né? Rs!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, Bruxa! Para mim este ano o distanciamento da festa popular foi fácil:

    1) Moro perto do emprego e não tenho que atravessar a folia.

    2) Passei longe dos desfiles do Rio e Sampa na graças a tevê à cabo. Só peguei flashes nos telejornais.

    3) Não tive folga nos dias do reinado do Momo. Trabalhei todos.


    Assim é fácil! Rs!

    ResponderExcluir

Cultivaram esta Semente: