Páginas

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

PENSAMENTO & MEMÓRIA

Olá à tod@s.


Munin e Hugin falando das novidades!
Quero falar hoje deste mensageiro moderno, promotor de revoluções em todos os campos, que é a comunicação virtual. Através dela, tal e qual Odin, sabemos das coisas que se passam ao redor do globo, bastando apenas fazer a pergunta certa. Cada um de nós possui seu próprio Munin e Hugin! Vejam por exemplo a Primavera Árabe, que derruba governos e desestabiliza ditaduras como fortes ventos do deserto fazem com tudo aquilo que está solto ou podre. Esses mesmos ventos levam sua força ao interior da Europa e da Ásia. Quiçá cheguem aqui também! Em Campinas os vereadores votaram por aumentar o próprio salário em 126%!

Sempre tive necessidade de registrar pensamentos. Tenho desde 1997 os Livros da Tribo. Um olhar leigo os chamariam de simples agendas, mas seu conteúdo repleto de poesia e inconformismo leva valores libertários aos seus seletos colecionadores. Salvo algumas edições, ou um dos mais antigos deles, acredito.





Pensamento & Memória


O registro das coisas que penso e fiz me permite olhar para o passado, olhar para mim e dizer "aceitei aqui, mas errei ali". Logo, quando escrevo hoje, lá ou mesmo aqui, mando uma carta para o futuro, para o Sergio que virá, e sabe-se quem mais depois de mim que lerá as coisas que se passam em meu coração.

A invenção da escrita determina o grau de avanço de uma sociedade. Afinal, de onde você acha que surgiu o termo pré-história? Costumamos associar essas civilizações aos povos das cavernas, mas na verdade é o período da existência humana em que a linguagem não é organizada e documentada. Não que a tradição oral não tenha valor, mas sim que sem a gravação na pedra, no couro, no papiro, no barro, no papel, CD-ROM, HD ou outro meio que venha a surgir, não passaremos nossos acertos e erros para as gerações futuras e, mais importante ainda, para nós mesmos. Pensem, por exemplo, nas perdas inestimáveis proporcionadas pela Destruição da Biblioteca de Alexandria, o farol do Mundo Antigo.

Atual Biblioteca de Alexandria


Ou como a Europa caiu na Idade das Trevas, vulgo Idade Média, após o fim do Império Romano e de todo o conhecimento acumulado pelos povos do Mediterrâneo. Os gregos e romanos sabiam a importância, por exemplo, da água na saúde das cidades e suas populações. Tanto que possuíam até uma Deusa dedicada a limpeza: Hígiapara os romanos, e de onde deriva a palavra higiene. Este valor simples se perdeu em poucos séculos (em parte graças ao obscurantismo dos religiosos da época que insistiam em negar todo o conhecimento vindo do Paganismo, mesmo os de cunho prático) e as cidades medievais se tornaram o centro de todo o tipo de doença.




Soltem os Corvos!


Dentro de uma desses meus Livros da Tribo, semanas atrás, encontrei uma foto tirada a 10 anos atrás. Sem maiores pretensões a postei no Facebook, o que gerou uma onda de saudades que certamente estava contida em vários corações de meus amigos e reencontros pipocaram aqui e ali, para falar de passado, presente e futuro. De certa forma esta foto voou nas asas destes corvos sagrados cibernéticos internet à fora e gosto de pensar assim. Gosto de pensar em Odin como um dos patronos da comunicação universal.


Amad@s, soltem também seus corvos e ouçam as vozes do Mundo!


É isso!


Saúde, amizade, liberdade.


Sergio Thot




Ps.: para ilustrar com som o valor de seu pensamento, uma divertida animação sobre as ideias do Eterno Raul e sua linha de Metrô 743, rs!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cultivaram esta Semente: