Páginas

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

SOLUÇÕES SIMPLES

Apresento aqui soluções simples para usar em seu cotidiano afim de minimizar o impacto de nossa pegada na Terra. Sei o quanto é chato falar sobre isso, pois se fosse legal todo mundo faria. Mas a solução só vem do empenho de cada pessoa consciente.

Perceba que uno em vários textos dos tópicos os conceitos espiritual e o político. Natural, pois eles são indissociáveis no ser humano, apesar da separação que faz na mente das pessoas. Muitos enxergam o mundo como um lugar sujo ou ilusório, não me responsabilizando por ele.

Para o pagão a realidade une o material e o espiritual, sendo a matéria reflexo do espírito e vice-versa. Logo é natural que tenhamos posições politico-ecológicas associadas a nossa espiritualidade.

Grato por
ler e por agir.



Guerrilha urbana

C-calma! As armas aqui não são perigosas. Nem brancas são! São verdes mesmo, rs! Nunca pensou em fazer uma bomba, mas de sementes? É! Aprenda aqui a fazer uma bomba de sementes para plantar em terrenos baldios e outras áreas abandonadas dentro das cidades. Clique na imagem e aprenda a fazer.

Magia com árvores
Quando realizamos algum ato mágico usamos uma muda de árvore como foco de nossos feitiços.


Sendo nativa de nossa região, as plantamos naqueles "quadrados" de terra existentes nas calçadas da cidade, nos certificando antes que sua espécie não seja muito grande.

Senão ela criaria mais transtornos que benefícios.


Lixo nos bolsos!

Quem não se rende a uma balinha no fim da tarde, voltando para casa? Mas não existe coletores de lixo em todos os postes (fora os vândalos que destroem os poucos!).
O jeito é por no bolso até a próximo botequim e jogar na lixeira deles.

Tem a questão dos lixos úmidos, como cascas e miolos de frutas, por exemplo. No meu caso, como ando muito com mochila, deposito em uma sacolinhas dessas de mercado, e vamos que vamos!

E em caso de não se ter um lugar para colocar o lixo? Bem, a minha escolha é "se não posso descartar nã
o posso produzir". É duro mas se as usinas atômicas seguissem este preceito, não teríamos lixo radioativo jogado no fundo dos oceanos.

No coração da cidade!

Jogar óleo n
o ralo da cozinha é um crime do qual não tomamos consciência. Sabia que cada parte dele contamina 1 milhão de partes de água? Fora isso, a gordura se acumula nos canos de sua casa, tal qual uma artéria do corpo humano. Resultado? Entupimento!


Mesmo em tubulações maiores o problema se apresenta. A gordura adere as paredes e detritos formando uma grossa camada que estreita os encanamentos dos tuneis sob as cidades. Pensando na cidade como um corpo vivo, isso equivale a um adulto com problemas causados por alimentação gordura!s

A verdade é que o consumo de frituras devem ser evitado sempre que possível, dando atenção para aliementos cozidos, assados ou grelhados. Mas se seu prazer é uma batatinha frita tipo "palito" vez ou outra, vai uma dica: Coloque o óleo usado em uma garrafa pet e descarte-a no lixo comum. Acredite: terá um impacto menor que jogar o óleo no esgoto.

Uma solução melhor é enviar o recurso para usinas que o transformarão em biocombustível. Se mora na capital, olhe com carinho para esta opção.


Refil
Produtos como perfumes itens alimentícios (achocolatados, café solúvel) possuem embalagens econômicas, menos refinadas, só para distribuição do produto em si: são os refis. Uma empresa que investe neste sentido é a Natura, onde o preço do refil é inferior ao da embalagem padrão. Lógico! Afinal, o que importa é o conteúdo! Além disso, a empresa apoia diversos projetos ambientais e sociais, como o Movimento Natura.

Os superm
ercados vendem vários produtos à granel (principalmente grãos e farináceos) ao invés das embalagens de isopor que são difíceis de reciclar.

O impacto ambiental no uso de refis também é um pouco menor.



Pilhas e baterias
Pilhas e
baterias levam em sua composição metais pesados. Shopping Centers, prédios públicos e outros locais recebem pilhas usadas para descarte. Clique AQUI para composição de pilhas e AQUI para as baterias usadas em automóveis.

Baterias podem ser levadas nas lojas autorizadas pelo fabricante. Lojas como a Claro e TIM contam com este serviço.
Os Bancos Real e Santander possuem coletores especiais para pilhas e baterias identificados com o logo que aparece ao lado.


Falando em sacolas de mercado

Quantas sacolas de mercado sua família consome ao mês? Sim, tá certo que nós a reutilizamos depois nos cestos de lixo. Mas depois elas seguem para o aterro e lá levam séculos para se decomporem. Isso quando o" cabra" simplesmente não o joga no córrego mais próximo! Do córrego para o rio e deste para o mar.

No oceano a sacolinha de seu supermercado favorito é confundido com águas-vivas por outros animais marinhos como tartarugas. Águas-vivas são parte da alimentação destes répteis e ao tentarem come-las você pode imaginar o estrago que é. Clique na imagem para obter mais informações sobre o assunto.

Que tal respeitar o dia de coleta do seu lixo para evitar que este por engano seja levado pelas chuvas até as galerias subterrâneas, córregos e rios? Ou optar por outros meios melhores para o transporte de suas pequenas compras, como mochilas ou sacolas "permanentes"? Minha ecobag é minha mochila mesmo, rs!

A questão do transporte de itens do mercado está atrelada a necessidade de nos programarmos melhor, também. Eu tenho uma mochila escolar só para isto, evitando assim a sacolinha plástica. Durante um determinado período em casa anotamos aquilo que precisamos do mercado.

Com a lista na mão e a mochila nas costas fazemos as compras. Sem esta organização, sempre passaríamos pelo mercado e seríamos forçados a usar as sacolinhas, só para não trazer os itens nas mãos. Não só é bom para o planeta como evita o consumo por impulsividade, ruim para o bolso.


Caixa Treta Pak
A tecnologia treta pak, famosa pelas caixas de leite longa-vida, possui certas dificuldades para reciclagem, devido a complexa composição de seu material. No entanto o fabricante disponibilizou um site onde há endereços de recicladores especializados no produto. Digite seu endereço e veja o local mais próximo de sua casa ou trabalho.

Ou simplesmente optar pelo leite em saquinho como nos velhos tempos. De reciclagem mais simples, e que é aceito pelos catadores de papel desde que esteja razoavelmente limpo.

Lavar roupa todo dia?
Existe a necessidade de se manter o ambiente limpo: casa, roupas, utensílios domésticos... O mercado nos oferece uma miríade de produtos com os mais diversos usos e cheiros. Pena que boa parte não seja biodegradável.

Uma solução ecológica está na produção caseira de sabão, usando óleo vegetal usado, ou comprando de quem já faz. Existem muitas fórmulas para fazer sabão, mas busquei uma que não usasse banha animal, afim de não ofender pessoas sensíveis a matança.

E dê preferência por lavar a maior quantidade possível de roupa de uma vez, afim de economizar no bolso e nos recursos. Se der, reutilize a água para lavagem de áreas de serviço como calçadas, garagem e similares.

Ratatouille
Já assistiram esta animação da Disney-Pixar? Fala de um ratinho chamado Remy que deseja aprender a cozinhar e ser um grande chef. Comprei o dvd e assisto sempre. O que nos interessa aqui é o pano de fundo da história, sobre o fato dos ratos ficarem próximos dos humanos devido a abundância de comida disponível.

Se você avaliar bem o que se come, será que tudo que está no prato ou panela é consumido ou desce para o ralo? Na vida real, infelizmente, ratos são associados a diversas doenças desde a Idade Média. As grandes cidades vivem sob a sombra de doenças transmissíveis por ratos principalmente durante as enchentes.

Para se manter a população dos ratos sob controle venenos só não bastam. O consumo consciente não só economiza no seu bolso como evita que material orgânico polua o ambiente ou sirva de alimento para roedores indesejáveis no seu esgoto... ou cozinha.

Compostagem
Uma solução simples para os lixos úmidos de sua cozinha! A ainda dá para reverter naquele jardim que você nunca começa. Só não vale ter nojo de minhoca!






Carregador de celular solar
Já existe à venda carregadores de aparelhos celulares alimentados por energia solar ou qualquer luz disponível.

Os preços são razoáveis (R$50) e o design interessante. Ideal para usar em casa, escritório ou carro. Com a opção de carregamento convencional via rede de energia elétrica em caso de ausência de luz no ambiente.

O link para a reportagem completa está AQUI.

4 comentários:

  1. Saudações...

    Apoio totalmente essas medidas....tenho este hábito a tempos.... e sempre acabo jogando no lixo de casa, pois nas ruas d cidade nunca se encontra uma única lixeira...rsrs


    Mas tb é muit importante passarmos isso a nossa nova geração, no caso eu que já sou mãe, ensino desde pequeno meu filho a ter essa atitude...e só assim que teremos um mundo melhor...

    Bom final de semana a todos...

    ResponderExcluir
  2. Contribua também com suas sugestões aqui. Se tiver perfil no Orkut, Twiter ou Facebook, deixe também o link.

    ResponderExcluir
  3. Poxa, não tinha visto essa postagem ainda!
    É um maximo! Posso postar essa imagem das mãos apertando e colocar um link para o seu post?
    Adorei, isso tem de ser divulgado!

    ResponderExcluir
  4. Com certeza! O pintor so quadro chama-se Magritte, e sua visão da arte é surpreendente! Quando puder, visite!

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Ren%C3%A9_Magritte

    ResponderExcluir

Cultivaram esta Semente: