Páginas

sábado, 2 de fevereiro de 2008

SER OU NÃO SER VEGETARIANO


Muitas religiões impõem a seus membros tabus alimentares em determinados períodos ou em caráter permanente:

*judeus e muçulmanos não consomem carne de porco, sendo que aos judeus soma-se a proibição de frutos do mar como ostras e mariscos. Peixe tudo bem.

*cristãos católicos não comem carne no período da Quaresma. Testemunhas de Jeová não comem derivados de sangue (até onde sei, nem mesmo transfusões de sangue eram permitidas, mas isso pode ter mudado).


Não há restrições a alimentação dos wiccanos, a não ser que estas firam o bom-senso. Muitos se relacionam com carnes e derivados em vários níveis:


*comem


*comem, mas com restrições de quantidade ou periodicidade (semanal, quinzenal, mensal)


*não comem carnes (brancas ou vermelhas), mas não recusam derivados (ovos, leite etc)


*não comem carnes e derivados.
Os motivos são de ordem pessoal ou do coven, que possui autonomia para decidir tais assuntos, dentro dos princípios, caráter e objetivos do mesmo e segundo as diretrizes da Religião.

Estes pontos não são consensuais, como verá nos próximos relatos, pois não temos um "Livro Sagrado" enviado à nós por um profeta ou assemelhado.

Neste, como em outros casos, vale a conversa e bom-senso como já disse.

E você, o que acha?

Saúde, amizade, liberdade.

2 comentários:

  1. Retribuindo sua visita, e apreciando sua casa.

    Un abraço

    Luciana Onofre "Gladiatrix"
    Owner Pan Dea

    ResponderExcluir
  2. Há de se convir que, assim como a religião é algo muito pessoal, não há espaço para interpretações radicais e impostas à todos. Mas a julgar pela evolução da consciência, acredito que o melhor é o veganismo.
    Afinal, não é coerente que uma pessoa que se conidera ambientalista e cultuadora da Terra mantenha os padrões atuais, que tanto ferem a nossa natureza e passam por cima da nossa senssibilidade.

    O que nos falta é a informação; se todos tivessem consciência do que se passa num matadouro, de como vidas inocentes são desvalorizadas e objetificadas, 'coisificadas', ninguém consumiria tais produtos pela simples lógica de RESPEITO À VIDA.

    ~>A indústria moderna, cada vez mais nos empurra para uma cultura de morte. Ao menos 80% dos produtos que compramos custou a saúde ou a vida de um animal indefeso. Não só a carne, mas produtos testados também. Na posição de filhos da Deusa Terra, devemos lutar pra que isso acabe por aqui, uma vez que jamais deveria sequer ter começado!<~

    Por outro lado, não acho certo direcionar condenações e sentenças sobre os não-vegetarianos, mas defendo esta bandeira.
    É justamente nossa cultura moderna que nos afasta da Terra, do natural. Nossos produtos e nossa comida vêm em embalagens plásticas e cada vez mais assépticas, coloridinhas e cheirosas (que é pra que não percebamos a porcentagem de tortura e de desumanidade que o produto traz para nós.)

    Carne é morte.
    Carne é veneno psíquico.

    ResponderExcluir

Cultivaram esta Semente: