Páginas

sábado, 22 de agosto de 2009

DA LIMPEZA


Algumas pessoas me perguntam como realizar uma limpeza energética em suas casas. Não raro estas questões envolvem uma presença espiritual não desejada no ambiente. A primeira pergunta que eu faço é: tem bagunça? Se há bagunça no ambiente físico, por que não haveria no espiritual?

Sempre, em todos os campos de nossa vida, mesmo a espiritual, devemos lidar com a Razão & Sensibilidade para a solução de dificuldades. E até mesmo para evita-las.


Então vamos usar primeiro da Razão para solucionar o problema.



Coisas velhas

Parto primeiro do mundo físico antes de lidar com o espiritual. Então eu verifico como é a casa das pessoas em questão. Se é desorganizada, com móveis velhos/quebrados/sem uso, recomendo trocar ou reformar ou mesmo dar embora.


Ambiente caótico

Roupas pelo chão? Pia cheia de louça? Dê um jeito de manter tudo arrumado. Cada coisa em seu lugar, um lugar para cada coisa. Isso vale para coisas menores como carteiras, bolsas, mochilas. Nada de bagunça em lugar nenhum.


Mais luz!!!!

Ambientes escuros, cantos cegos, cores opacas nas paredes... Deve-se fazer o máximo para trazer luz e alegria ao ambiente com cores quentes e claras. Luminárias, abajures, pintura nas paredes ajudam bastante. Quadros com motivos alegres dão um toque especial.


Chega de mofo!

Entramos agora em coisas mais estruturais. Se há mofo então o ambiente não é ventilado ou iluminado o suficiente, e se deve buscar soluções para isso. A casa, tal qual o planeta, é um ambiente vivo para um pagão e assim deve ser tratado. A casa não pode ser insalubre pois tanto ela quanto seus ocupantes ficam doentes.

Telhas transparentes, exaustores de teto, resolução de vazamentos e infiltrações e outras soluções mais invasivas devem ser pensadas.


Limpeza pura e simples

Como quase sempre não conheço a casa e os ocupantes, quando eu chego nesta parte talvez eu fale o óbvio, mas limpeza pesada semanalmente (dependendo do número de ocupantes) e uma limpeza superficial diária não são exageros.


Lembrando que tudo isso não deve ser feito só porque é preciso. Necessita-se também que a pessoa faça ou participe destas ações com intenção, visualizando a solução deste problema mais profundo, desejando a vitória da harmonia. Sem intenção, sem fé, pode não funcionar.


Somado a tudo isso entra uma intervenção da Sensibilidade.


Você é o autor e ator


Pergunte-se: será que eu deixei a porta aberta? Como é a minha vida? É saudável? O que entra e sai de minha boca são bençãos ou maldições? Eu tenho uma perspectiva boa da realidade? Meus alimentos físicos, mentais, culturais, emocionais, religiosos me nutrem ou me minam? Qual é o meu papel nisso?

Não raro é o ocupante e não a casa o motivo da desarmonia. Nós a trazemos e a mantemos graças a pensamentos & ações nocivas. Identificar e eliminar de vez estes "focos de incêndio espiritual" é de uma urgência absurda.


Como é sua vida?

Se compararmos a presença como uma visita que demorou demais, nós demos até aqui todos os sinais de que nossas vidas devem trilhar direções separadas. Mas se a questão persiste, pedimos uma intervenção mais incisiva do Divino em um ritual apropriado. E sinto que ninguém melhor para interceder por nós que Perséfone (Salve, minha Senhora!), Rainha do Submundo.


Chame pelo Divino

Pede-se a Ela que leve consigo esta presença para o Outro Lado e que lá ela siga seu caminho. Que na casa já não há mais espaço e que a presença já se torna perturbadora. Presenteie a Deusa com seus objetos e frutos preferidos. Ore a Ela para que Seu manto cubra a casa, protegendo-a. E que quando o retirar, que leve consigo tudo o que não for de Nosso Mundo.



Chame sua Comunidade

Criou-se um mito, uma ideia errônea de que o caminho wiccano é solitário. Como pode existir uma religião de gente solitária se religião é religare? Religião se vive em comunidade e comunidade é para ajudar e se ajudar quando a coisa aperta.

Se não tiver forças para combater sozinho uma ameaça, convide sua comunidade para ajudar. Faça de sua casa um lugar sagrado, de devoção, de Amor e de Paz. Aproveita a chance e restabeleça laços rompidos com outros membros do lar. Perdoe e aceite o perdão. Solidifique os vínculos com a família e amigos. Espalhe a harmonia e peça ajuda para a Deusa nisso.


Ela atenderá! Que Assim Seja!

Um endereço interessante para se obter receitas de saúde do lar é o Casa Claridade. Eu recomendo a visita.


Outro blogue interessante é o Além do Físico. O texto em si fala de algo que esqueci de mencionar aqui: é melhor prevenir do que remediar.


Sergio Thot

7 comentários:

  1. É assim que eu geralmente faço a limpeza na minha casa também^^Pq parando pra pensar...pra que eu me daria ao trabalho (e que trabalho!) de purificar todo o ambiente e chamar boas energias para habitar a casa...se tudo que eu tenho a oferecer é um lugar sujo e cheio de trecos velhos quebrados =/?

    Na verdade...o que acontece aqui em casa é o contrário...eu faço a limpeza...mas esqueço dessa parte ritualística energética =/
    Não é exatamente que eu esqueça também...até uso incenso...água e sal...cristais...velas...a coisa toda.
    Mas tudo que eu faço...geralmente...minha mãe desfaz =/
    Sabe como é né...viver em casa de pessoa cristã...tudo que vc faz tem q ser sempre tão suspeito....__ __" chega a ser cansativo.

    Adorei o texto^^

    ResponderExcluir
  2. Para a sua mãe toda esta parte ritualística que nos é tão cara também está associada ao Mal. Ela foi ensinada pelo medo, e não pela descoberta. Ela tem medo e deve ser perdoada por isso.

    É por este e outros motivos que nossas vidas pessoais tem que ser harmoniosas. Estamos sempre sob julgamento. Tudo o que fazemos de bom e de mal em nossa via diária age em nós e na nossa crença.

    Busquemos então a harmonia que tanto desejamos e brilhemos e sejamos o guia de muitos que ainda vivem com medo.

    ResponderExcluir
  3. S. Thot...

    Obrigada pelo comentário! Fico feliz...

    Opiniões existem para divergirem e serem descutidas!

    Minha visão religiosa é um tanto quando excêntrica, confesso! Mas é culpa da minha criação aliada com minha personalidade forte!

    Quando comecei a fazer meus estudos, não me sentia bruxa, não me sentia paganista ou qualquer coisa do gênero! Sentia-me como uma adolescente idiota, querendo fazer oposição ao senso comum familiar...

    Depois percebi que isso era uma bobagem da minha cabeça, aprendi que posso cultuar as Deidades 24 horas por dia, que não adiantava ficar no calendário igual uma à toa, para celebrar os Sabats e Esbats. Isso não haveria sentido algum se não refletisse eles em meus atos, em meus pensamentos, e vivenciasse essa cominhão em minha vida...

    Não sou de ficar fazendo rituais igual uma viciada e desnecessariamente. Muitos deles consistem em apenas acender velas, incessos e conversar com eles! Acho isso mais importante!

    Saber que uma pessoa gosta do que escrevo (apesar de não concordar) e como vivo, é muito legal, mostra que não estou errada!

    Obrigada por ler o Santuário... é uma honra saber que o Santuário tem leitores como você!
    Sempre soube que ele não seria bem aceito no meio wiccano... mas é que minha opinião é a única que ouço... não tenho ninguém para descutir esses assuntos e quando encontro um fico muito feliz!

    hahaha.. quanto ao nome, bem, eu sei, era que os outros estavam sendo usados! rsss...

    beijinhos, bênçãos e obrigada!

    ResponderExcluir
  4. S. Thot,

    Muito obrigada pela gentil referência à Casa Claridade!

    Já estou na sua caixa de seguidores, para acompanhar os posts e aprender consigo.

    Beijos mágicos!

    ResponderExcluir
  5. Hazel!

    Foi muito fácil gostar de seu blog pois sua utilidade, sensibilidade e beleza saltam aos olhos!

    E ele complementa com maestria o que somente esbocei acima.

    ResponderExcluir
  6. Hei, obrigado pelos seus comentários... Nossos artigos realmente se complementam ^^ TO seguindo e coloquei tbm nos favoritos pra olhar os seus outros posts com calma. Gostei do layout, bem limpo e agradável e tem muito conteúdo!

    ResponderExcluir
  7. Grato pelos comentários, amigo Hudson. E desculpa pela demora na resposta, rs! E sim, prefiro o blog assim, com um visual mais clean, que facilita a leitura.

    ResponderExcluir

Cultivaram esta Semente: