Páginas

terça-feira, 2 de março de 2010

DA BELEZA




Os aterros sanitários que me perdoem, mas a beleza é fundamental. Digo isto pensando nas ruas de meu bairro onde pessoas depositam toda a sorte de lixo e entulho. Isso apesar dos PEV's localizados em vários pontos da cidade.

Percebi que os locais servidores como pontos para desova de resto de obras, móveis e afins já estava degradado pelo tempo, uso ou pixações. Que um lugar abandonado é desculpa para chegar lá e depositar sua contribuição.

Fazendo um paralelo é como encontrar uma mulher amarrada e vítima de um estupro e supor que também pode-se tirar uma lasquinha só porque o mal está feito e ninguém está vendo ou ligando.


Acredite na beleza

E aqui eu pego uma carona em um comercial da Boticário que trata justamente disto: da crença que a beleza é contagiante e melhora nosso cotidiano, assim como o inverso também é possível.

Para melhor destruir o que é mais importante reduzimos tudo a coisas. Chamamos florestas, focas, baleias, mulheres, crianças, montanhas, rios de recursos, espólios de guerra, troféus. Porque ao lhes conferir beleza somos obrigados a respeitar limites e reconhecer os sacrifícios que lhes infligimos.

Quando exposto ao que é belo, tudo que é mal se incomoda, escarnece e reaje com violência. A beleza não é um estado de espírito ou uma forma estética, mas também uma arma revolucionária.

Então, quando for a luta, não batalhe contra o feio. Lute pelo belo.


Sergio Thot.

Face

Ps.

Tempos depois desta postagem li esse texto interessante no Blog Duplamente Venusiana sobre o Por que a Beleza tem que ser Divertida. Segue um trecho e depois clique no link acima:

"Não é uma beleza que distancia. Pelo contrário, me vi conversando com uma travesti (que era doze vezes mais feminina do que jamais serei) sobre cores de esmaltes, na fila do supermercado.

Começando conversas ou quebrando a tensão, quando no meio de uma reunião tensa alguém reparou nos pequenos arco-íris nos dedos e senti o clima ruim dissipando no ar."


 

2 comentários:

  1. o paralelo da mulher estuprada foi chocante! mas é verdade .__.' aqui no prédio onde moro isso acontece sempre (não da mulher)

    quando um espaço daqui fica com a grama alta...ou com aparencia de abandonado, todo mundo, TODO MUNDO! Joga lixo pela janela...cotonete...cd...pacote de bolacha...cigarro..latinha de cerveja.

    Queria mesmo que beleza fosse contagiante meo...quem sabe embelezando os lugares as pessoas tomam vergonha na cara. Enquanto isso elas vão expondo o pior delas.

    ResponderExcluir
  2. Ah, Salix... eu li ou ouvi esses dias que a tristeza é tão necessária quanto a alegria porque ela cria em nós a empatia com o sofrimento do outro.

    Não sou mulher e/ou nunca fui violentado mas IMAGINO o quão destruidor deve ser a sensação causada.

    Por isso fiz a analogia, pois ela reflete o que fazemos com o espaço que criamos para nos proteger.

    Somos heredeiros de uma violência inicial, aquela que devastou mais de 90% da mata atlantica em SP, e no pouco espaço verde que resta jogamos toda a sorte de coisas.

    Eu acredito que as bruxas devam ser as primeiras na linha de defesa das mulheres pois elas têm uma percepção diferente do mundo.

    Mas isto é algo ela elas (vocês?) têm que perceber. Esta força guardada no peito.

    De minha parte, só posso inspirar e desejar.

    ResponderExcluir

Cultivaram esta Semente: