Páginas

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

CASSANDRAS MODERNAS



Cassandra era filha do rei Príamo, o último rei de Tróia. Dizem os antigos-de-outras-terras que Cassandra era profetisa por obra e graça de Apolo. Uns falam que ela ganhou o dom quando criança, quando esta dormia no templo do Deus e serpentes lamberam-lhe os ouvidos. Outros dizem que ganhara já adulta.

Mas o fato é que se a moça tinha o dom da profecia também não conseguia convencer os outros de que aquilo que dizia era verdade. A queda de Tróia é um bom exemplo do que falo! Imagino ela no castelo dizendo Meu Rei, meu pai, não aceita esse presente de grego, apontando para fora enquanto os soldados troianos arrastam um grande cavalo de madeira.

Você já se sentiu assim, com a capacidade de falar sobre o futuro das coisas, de fatos que são obviedades para ti mas que permanecem encobertos à maioria, mesmo que as explique das mais diversas maneiras? Ou pior: depois que fazer "aquela" besteira, lembrar que alguém lhe disse "meu, não faz isso que tu se estrepa"? Pois é, já tivemos nossos momento de Cassandra e de Rei Príamo nesta e noutras vidas.




Cassandras Modernas

Não só no privado deixamos de escutar bons conselhos. Nas decisões públicas também fazemos burradas de não ouvir a voz de quem tem razão. Quando ando pela cidade topo com estas decisões tolas a cada momento. Em cada terreno baldio ergue-se um cavalo-de-tróia de lixo ou entulho.

De certo modo os movimentos conservacionistas são as cassandras da modernidade ao baterem na mesma tecla a décadas sobre buracos na camada de ozônio, efeito estufa, desmatamento, transgênicos e correlatos. Talvez a questão seja a seleção que fazemos para aquilo que desejamos ou não saber.

Por exemplo você. Se chegou até este blog é porque possui um conjunto de ideias parecidas com as minhas. Logo as palavras ditas aqui soam quase como repetitivas. A pessoa que realmente precisa saber e ser tocado por estas ideias nem toma conhecimento delas. Se navega pela net, é por outras águas em busca de outros assuntos. Ursos polares famintos por conta de degelo no Pólo, a poluição do Tietê ou o avanço da soja e pecuária sobre a Amazônia são ecos distantes de uma realidade que não é a dele/a.

Mas o fato de ser uma cassandra que não é ouvida não me impedirá de falar sobre estas coisas as pessoas sempre que a oportunidade se apresentar. Espero o mesmo de vocês, seja quais forem as suas posições sobre o mundo que os cerca.

Cassandras Unidas Jamais Serão Vencidas!


Saúde, amizade, liberdade.


S. Thot.



4 comentários:

  1. Bem, concordo plenamente.
    O que acho pior é que as pessoas as vezes tem um visão de que profissões ambientais são o bum do momento... Tipo um rotulo, gente profissões de âmbito ambiental, é com objetivo de garantir o bem estar das espécies, inclusive a nossa, se não não adiantara ter tecnologias, se não tivermos ar ou agua de qualidade para usar...
    Pensem nisso

    ResponderExcluir
  2. ola gostaria de primneiro parabenizar pela materia, e em segundo gostaria de saber se ainda há reunioes no cea no bosque maia e horario por favor..obrigada

    ResponderExcluir
  3. Spooky, bom dia!

    É verdade! É que a água surge magicamente da torneira. Temos essa grande massa de pessoas que desconhece (e não quer saber) como as coisas funcionam até elas faltarem em suas vidas.

    Essa consciência se dará no dia-a-dia, através do contato pessoal. Não serão livros, sites ou programas de tevê que darão esta consciência as pessoas.

    Porque apesar de toda a propaganda feita até hoje sobre o assunto, os adultos não aprenderam que calçada não tem sede e a regam como se fosse um gramado.

    ResponderExcluir
  4. Caro (a) anonima! Entre em contato pelo e-mail s.thots.sagrada@gmail.com

    Abraços!

    ResponderExcluir

Cultivaram esta Semente: