Páginas

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

BENDITO FRUTO!

Mesmo antes de nascer a vida de Mani estava em risco. Filha da união de sua mãe com o Divino, ela estava sujeita a lei dos homens e esta dizia que mulher grávida é mulher casada com homem. E aonde estava o pai? Não se sabe. A mãe de Mani chora dias e noites sob o olhar severo do pai, jurando que não fora à mata com ninguém da tribo para se deitar na relva e fazer amor. A tribo a despreza ou a evita como se tivesse uma doença contagiosa. Se afastam.

O que a Mãe, nossa Mãe, não sabe é que ela alimentará nações com o fruto de seu ventre que já vem até com nome: Mani. Tal-e-qual Demeter de Outras Terras, ela chorará muito por sua filha mas suas lágrimas serão lembradas para sempre enquanto o sacrifício Dela e de Sua Filha for por nós repassado. É da Casa de Mani que surge a farinha que minha mãe habilmente misturava com carne, legumes, caldo e temperos e comia com gosto. E eu, criança, lutando com o garfo e a faca achava aquela destreza o máximo, rs!

A batata salvou milhões na Europa (sendo que países inteiros dependiam de boas safras, como pode ser visto AQUI) e a mandioca outros milhões na África, onde até hoje é plantada tendo como a Nigéria um de seus maiores produtores.

Mas ainda estamos às portas do Equinócio do Outono e o fruto ainda não está maduro. Sejamos fortes e pacientes como Mani. Que a menina-Deusa nos ensine a suportar os encargos de ser o que somos, apesar de nossas origens! Feliz Lammas.


Ps.:

Vejam como são as coisas. Este texto se inspirou em outro blog, o Círculo de Gaia e agora a corrente segue adiante através do blog do amigo Saulo, o Empório da Bruxaria. Mas nosso amigo mineiro lapidou o pensamento em poesia. Segue um trecho. Aproveitem e leiam no original também, rs!


"Uma nova esperança,
Que a tribo iria receber,
Tão bela criança,
Fruto de um bem querer,

"Da concepção divina,
O cacique duvidava da pureza,
E em seu sonho veio à confirmação,
Tupã, do ato explicou-lhe com clareza."

S. Thot

6 comentários:

  1. Nem preciso de dizer que sou um grande admirador de sua escrita.
    Sobre a musica, gosto muito das canções dessa dupla, tem musicas muito divinas, mas essa é a mais belas de todas.
    Nossa mãe terra vem matando a fome desde o inicio dos tempos, hoje, passasse uma falsa ilusão, ou talvez seja distante de perceber por pessoas condicionadas aos grandes centros, onde crianças entendem que o leite, é de "caixinha" ao invés de ser da vaquinha...
    Feliz Lammas

    ResponderExcluir
  2. Passando para lhe desejar novamente feliz Lammas.
    Eu, escrevi um poema, que tenta contar a lenda, gostaria que se possível, compartilhasse sua opinião.

    Um grande Abraço

    ResponderExcluir
  3. Opa, recado dado. E coloquei como PS um trecho de sua poesia e um link até o blog, para que outros possam admira-la assim como eu fiz!

    Abraços fraternos!


    Sergio.

    ResponderExcluir
  4. Você é nota 10!
    Muito obrigado, a inspiração inicial partiu de quando li seu blog. As vezes existe essa valorização da cultura de fora, e assim, nosso Brasil é um MIX de todas elas...

    ResponderExcluir
  5. Creio que é nossa mania de ver o brasileiro como vira-lata. Mas nossa alma é nobre! E somos um povo vira-lata, mesmo!, no sentido em que somos realmente este mix de culturas e gentes.

    E quero mais é que sejamos mais misturados ainda! Afinal está provado que as raças puras são as que mais sofrem nas mãos da Natureza, pois seus males mais profundos também são intensificados.

    ResponderExcluir

Cultivaram esta Semente: