Páginas

quarta-feira, 29 de julho de 2009

DO TEMPLO




"Em todos os lugares em que vemos o corpo da Deusa como uma forma de paisagem natural, precisamos do ponto de visão adequado."

O Corpo da Deusa, de Raquel Pollack


Sou wiccano. E como tal respeito o costume de não possuir um templo físico e fixo para a realização de meus rituais, apesar de usar os cômodos de minha casa para cultos domésticos, e o Bosque Maia, um bosque em nossa cidade,  para rituais públicos.

O fato de não possuir um templo para encontros em grupo transforma cada sabá em um evento verdadeiramente complexo e com algumas restrições. Ao usar espaço público estamos limitados às regras colocadas pelos administradores.

Mas aprecio o grau de liberdade que gozamos. Afinal, findo o ritual não temos que nos responsabilizar por um espaço que ficaria ocioso a maior parte do tempo. É só levantar acampamento e partir.

Fora que é extremamente coerente que uma religião tão ligada a terra e ao mundo natural realize seus rituais cercada por ela! Lembro de um ritual realizado na Mata Atlântica, com o cheiro da floresta, o murmurar de um riacho próximo, canto de cigarras, o vento nos galhos. Lembro da intensidade, da força que nos envolvia.

Percebi ali que não precisava de elementos simbólicos para representar aquilo que saltava ao nossos olhos. Será então que a receita mora na simplicidade?


Segurança & Privacidade

Conversando com a amiga Ludy sobre este assunto, ela me apontou uma solução interessante...

"Poderia ser somente as paredes e a porta.. Sem teto, sem pisos.. Mesmo por que acho que preservaria mais a privacidade dos rituais ali realizados... Sem precisar tirar nada e ter que guardar ou ficar mudando de lugar a cada ritual que venha a ser feito...

Poxa... e não é que é uma ideia original, essa? Vejam só que ela contempla tanto os que preferem um ritual mais reservado, longe de olhares curiosos ou coisa pior, e mantém o contato com os elementos como o sol, o vento, o calor ou frio, o dia ou a noite. Ainda é possível acender pequenas fogueiras, já que não há teto para restringir fumaça! Pode-se pensar em uma cobertura de vinhas, para nos proteger do sol mais forte no Meio de Verão

São bons pensamentos para se degustar, não?


Saúde, amizade, liberdade!

3 comentários:

  1. É muito bom, mais eu acho que um templo entre4 paredes naum precisa ser necessariamente pequeno e com pisos.. Poderia ser somente as paredes e a porta.. Sem teto sem pisos.. Mesmo por que acho que preservaria mais a privacidade dos rituais ali realizados.. Sem precisar tirar nada e ter que guardar ou ficar mudando de lugar a cada ritual que venha a ser feito..

    ResponderExcluir
  2. Com certeza é melhor do que celebrar dentro de um apartamento >_<'

    Mas se não me engano...antigamente também se fazia rituais dentro de cavernas...uma espécie de privacidade natural =)
    (isso se os moradores da caverna deixarem^^as vezes moram morcegos...etc..)

    ResponderExcluir
  3. Cavernas naturais, como Lascaux, ou nas artificiais, como Newgrange, têm nos servido a séculos!

    Procure no Google e se surpreenda!!!

    ResponderExcluir

Cultivaram esta Semente: