Páginas

domingo, 8 de novembro de 2009

AGORA É SOBRE GENTE LESA



Gente Lesa foi uma série de curtíssima duração sobre uma família classe média carioca vivendo em torno da responsabilidade social. Passava no canal pago GNT e lamento não ter durado.

As sacadas da trama eram muito boas, como vocês podem ver AQUI e AQUI. Só depois da postagem sobre o Gentileza é que entendi o duplo sentido do nome do programa. Isto é cultura pop! Mas o que me leva a escrever tem a ver com a série em si em com as reflexões que ela me deu sobre a questão ambiental.

Basicamente a série diz: sustentabilidade não é fácil. Um dos bordões do programa era "pobre recicla por necessidade". E não é verdade? O exército de catadores de papelão nas ruas que o digam! Apesar do serviço importantíssimo que realizam, são vistos como páreas pois lidam com materiais que tornamos e chamamos de lixo. Mas limpo e seco ele vira somente uma embalagem vazia!

Acho que já até já falei aqui mas não custa nada recordar. Afinal, temos que abrir mão de pequenos confortos, sonhos e prazeres para ao menos diminuir esta corrida louca rumo ao abismo. vejo no local onde moro que, apesar de toda a campanha que é feita sobre reciclar e tal, apesar dos tambores com as cores e palavras "papel","plástico" e "vidro e metal" escritas em tamanho gigante, há quem não se incomode e mistura o reciclável com orgânico e transforma tudo em lixo!

É muito mais confortável, admito, consumir e jogar fora. Só que isso está se tornando insustentável. É essencial diferenciar o que é conforto e o que é necessidade, e esta linha não é clara para alguns, como a série Gente Lesa e meu dia-a-dia mostram.

E para você? O que é conforto e o que é necessidade?







Um comentário:

  1. Muito bom o que vc escreveu Thot, temos que nos perguntar isso nas nossas atitudes e até na nossa maneira de encarar a vida!!!

    ResponderExcluir

Cultivaram esta Semente: