Páginas

terça-feira, 5 de outubro de 2010

COMO REALIZAR UM RITUAL


Olá! Como vão?

Não tenho o hábito de escrever sobre a confecção de rituais, mas devido a grande procura registrada pelo tema, com o intuito de oferecer boa informação e por ser o mês das bruxas em nossa cultura ocidental (Leia uma matéria interessante sobre o tema no blog Witch Clubhouse) resolvi criar uma série de textos sobre o assunto. Sou pagão com fundamentos wiccanos e usarei esta base nos textos que se seguirão.

Uma das primeiras coisas que devo dizer é sobre comprometimento. Sem isso nada do que faça, por mais pomposo, caro ou técnico que seja, surtirá efeito. Comentei Sobre o Culto anos atrás e as palavras continuam válidas. Recomendo a leitura.

Dito isto, vamos adiante.


O que é o Ritual

Muios pagãos atuais pensam que os sabás são eventos recreativos, onde as pessoas vão para se divertir nos finais de semana quando não tem nada o que fazer ou alguém para namorar. Rituais não são recreação pura e simples, mas a re-criação de algo.

Um ritual é a representação sagrada de algum evento com fins religiosos. Entre os cristãos católicos há a Santa Ceia. No nosso caso então nós representamos a criação do Universo a cada vez que realizamos o ritual. onde a abertura do círculo é a primeira aurora!

Nos nossos rituais não existe plateia, uma massa que observa. Todos os que põem os pés dentro do círculo são co-responsáveis por ele e pela realização do ritual. Somos todos sacerdotes e sacerdotisas. Até porque, tradicionalmente sempre celebramos com um número pequeno de pessoas e não haveria de ser diferente. Então somos todos atores desta peça sagrada!


O Ritual Começa Antes de Começar

Ah, é simples! Quando você decide realizar um rito solitário ou participar de um com outros celebrantes, ele se inicia dentro de você, em sua mente e coração. E, de certo modo que não posso explicar, as coisas ao seu redor começam a girar por conta desta decisão. Isto é algo que se sente e é difícil para transpor em palavras.

Um ritual precisa de alicerces fortes para ser bem-sucedido. É preciso saber coisas como
  • O porque de realiza-lo (é um sabá? Um wiccaning? Rito de passagem?),
  • Como realiza-lo (palavras rituais, instrumentos mágicos),
  • Onde realiza-lo (cachoeira, campo aberto, clareira na mata, quintal, espaço alugado ou público),
  • Com quem realiza-lo (divisão de papéis e outras responsabilidades).
Considero importante que todos os que entram no Círculo Mágico saibam o que se celebra ali naquele momento de modo que possam contribuir de maneira substancial. É aí que entra os Grupos de Estudo, assunto que tratei em outro texto.

O local deve ser relativamente plano e seguro para a prática, valendo até uma visita antecipada para avaliação. Se for espaço público, conseguir autorização é recomendável.

A divisão de papéis deve ser clara, de modo que não hajam problemas durante o ritual. Usualmente são duas as pessoas que conduzem o ritual, nos papéis de Deusa e Deus. Tais funções podem ser designadas por diversas formas: idade, conhecimento, votação, rotatividade. Não importa a forma, desde que funcione e seja de comum acordo.

E, se houverem problemas, que não se abalem! Usem a criatividade aliada ao humor. Sempre resolve!

A estrutura básica de um ritual corresponde a:

Bem, com tudo pronto passamos para o ritual em si, iniciando com Exercícios de Meditação e Respiração.

Saúde, amizade, liberdade.

S. Thot

Ps.: segue um vídeo que resume o meu desejo profundo para que chova muito na sua horta nesta Primavera. Lembra que tudo passa! Ouça alto, rs!

4 comentários:

  1. ...sábias palavras Thot.
    ...é um momento lindo, de harmonia.
    Tive o prazer de saber o que é ritual em grupo graças ao Semente e sou infinitamente grata e sinto saudades!
    Bênçãos Sempre.

    ResponderExcluir
  2. A graça também é minha por terem compartilhado um pedaço de tempo & alegria com vocês. Viveremos estes dias novamente?

    ResponderExcluir
  3. LINDO!...AS VEZES NOSSAS LÁGRIMAS REGAM NOSSOS RAMOS!...SEJAM ELAS DE TRISTEZA OU ALEGRIA...DESDE QUE SEJAM SINCERAS...O VÍDEO ME FEZ MUITO BEM!...OBRIGADO!

    ResponderExcluir
  4. Olá Luan! Sempre que visito esta página ponho o vídeo pra carregar e assistir. Já gostava do compositor e o artista teve aquela sensibilidade apurada para casar o sentimento que a música transmite com a história.

    Esse povo da Disney sabe mexer com a sétima arte, hein? Rs!

    Fico feliz que tenha lhe feito bem. É o objetivo de eu ter colocado o vídeo e sinto que ele cumpre bem esse papel. Grato por confirmar isso.

    ResponderExcluir

Cultivaram esta Semente: