Páginas

sexta-feira, 4 de março de 2011

VALOR IMATERIAL

Boa noite à tod@s.

Conversava eu com uma ciberamiga, a Eloá Cossa, uma artista de Mauá (cidade da Grande SP) sobre nossas cidades e como elas carecem de coisas essenciais. Confira AQUI os trabalhos dela.

 Como eu, ela se preocupa com as relações sociais travadas na celula-mater da civilização, o ajuntamento humano primordial que é a cidade. Pensem bem: o que seríamos nós sem as cidades? Somente nelas podemos reunir as melhores cabeças e braços para conseguir o mínimo de segurança e conforto necessários. O contrário disso é a barbárie. Bem, parece que há um deserto nascendo no meio das cidades e nele nasce o caos, como aquele buraco negro no centro de nossa galáxia.

De certo modo isto se dá pela coisificação das pessoas. Na coisificação as pessoas perdem valor e ganham um preço. Imagine: se as coisas já são descartáveis, imagine o que se fará com as pessoas? A cada ano nascem centenas de humanos que serão auxiliares disto, meio-oficiais daquilo, prontas para concorrer com quem tem ainda que comer mas que já são velhas, desgastadas, descartáveis. E como nascem muitos, outros muitos podem morrer. Viram estatística.

A violência tem causado medo há muito tempo. As ditaduras que estão balançando no Oriente Médio são sustentadas por ele há décadas. O medo nos paralisa e nos isola das outras pessoas. Ao nos isolarmos nos aproximamos das máquinas, dos gadgets, dos iPads.

Ou dos templos. Daqueles que prometem o paraíso em troca do rancor e da obediência. Barganha-se a vida pelo medo e os fiéis de amar o Divino para negociar com Ele.


Para Certas Coisas Existem Cartões de Crédito. Para Certas Pessoas... Também!

As pessoas não deviam ter preço. E para resistir a isso proponho um conceito já usado pelo capitalismo: agregação de valor e é muito simples: quanto mais conteúdo você tiver, mais valor terá. É um valor imaterial e, fazendo um jogo de palavras, incalculável. E o que é o imaterial?

São as capacidades que fazem as pessoas melhores que robôs como lealdade, amor, desprendimento, fé, misericórdia, liberdade, cultura... que outras virtudes humanas pode-se elencar aqui? A chamada Crise Mundial que supostamente atingiu vários países nos últimos anos se deu por questões econômicas, de fato. Mas é fato também que ela aconteceu porque alguém gastou mais do que devia (ganância) e não cumpriu a regra simples da matemática que não gastar mais do que se tem para não ficar no negativo. Crise é negativa.

Na coisificação tudo é comprável e as pessoas passam a ser recursos com braços, pernas, computadores e buracos com diversas tabelas de preço. Meninos e meninas, temos que parar de produzir peças para este grande moedor de carne econômico e fazer das que existem algo mais do que recursos. Já basta a natureza como recurso explorável

Lógico que não proponho a destruição das máquinas altamente tecnológicas como fizeram os luddites no século 19, mas convém o equilíbrio.

Para tod@s,

Saúde, amizade, liberdade.


S. Thot.


6 comentários:

  1. Sábias e belas palavras!
    O problema é que as sociedades valorizam o ter e não o ser, o humano.
    "Se eu um jogador de futebol, tenho que ser uma ferrari, um lamborguini, por que eu tenho que ostentar o que sou" e literalemente andam fazendo merda por ai, por que se cria uma fantasia de poderio, de que eu posso fazer tudo.

    Enquanto outros não tem "nada" e são completamente felizes. Sorte minha estar mais para esse lado, embora goste muito de computador, num preciso dos i pods, i tapaburacos da falta humana, onde pessoas compram isso todos os dias, a pessoa vive para comprar a novidade do momento... meu notebook tem 4 aninhos e me serve muito bem.

    ResponderExcluir
  2. Meu PC de mesa tambem está nessa faixa de idade. Gosto de usar as coisas até o limite das suas forças, rs! Ele precisa de uns upgrades aqui e ali, é verdade, rs!, mas me serve muito bem!

    E ao final será descartado com dignidade: doarei suas peças a uma instituição que faz milagres com este tipo de material sem precisar transforma-lo em sucata. São os três erres em ação (reduzir, reusar, reciclar)!

    ResponderExcluir
  3. Olá...vc ja deu uma olhadinha no meu blog hj?
    Tem uma surpresinha pra vc lá...bjs

    ResponderExcluir
  4. Hermosa página,con altos ideales y fuertes principios morales,qué orgullo siento que en Brasil,país que amo por haber estudiado allí,no bajemos la cabeza al gobernante de turno que no tiene idea para enrrumbar a la juventud,igual que sucede en mi país Ecuador donde los fines de semana la juventud cae en lo excesos del alcohol lo que provoca cronica roja y mucha criminalidad.!!!!!Tengo tantas saudades do Brasil!!!!!!!! que siempre pido a Deus abencoe a su gente.

    ResponderExcluir
  5. Gracias por su visita! Parece que nuestra juventud aún lleva sobre sus hombros los errores de nuestros padres. Espero que el acceso a la información que tenemos hoy es el punto de partida para una nueva vida.

    Y un día tengo la intención de visitar todas las naciones de nuestro continente, para fortalecer los lazos con los hermanos que hablan español!

    Hasta entonces!

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do texto...tem lógica é fato .Manter os dois pode ser uma alternativa saudável .Te confesso que entrei no Facebook em abril e adorei.Sei que é uma fase ,mas o perig
    o é grande ...ilusão total ...

    ResponderExcluir

Cultivaram esta Semente: