Páginas

domingo, 22 de maio de 2011

GENTE DIFERENCIADA



Olá a tod@s! Como vão?

Quero comentar dois assuntos cujo os temas são diferentes mas partem de uma origem comum que é o medo do outro. São eles o reconhecimento do Superior Tribunal de Justiça para a união estável entre pessoas do mesmo sexo (leia AQUI a notícia) e o mal-estar causado por alguns moradores do bairro de Higienópolis, em São Paulo, por conta da construção de uma estação de metrô no bairro (leia AQUI a notícia)


O que é família?

Tenho um sobrinho que é filho do primeiro casamento da minha ex-cunhada. Apesar do casal não mais dividir o mesmo teto, o moleque e eu ainda nos chamamos de tio e sobrinho. E isto é ponto pacífico. O amor não deve ser medido pela genética ou pela quantidade de melanina na pele das pessoas. O amor é algo a mais, que não é mensurável. Os valores que ainda norteiam a família hoje são orientadas para se acumular bens. É por isso que é tão importante saber de quem é a criança. É uma sagrada instituição voltada para o acúmulo de capital. Ou para manter a honra do macho-alfa.

A Wikipedia dá uma boa dica a este respeito:

"Existem também famílias com uma estrutura de pais únicos ou monoparental, tratando-se de uma variação da estrutura nuclear tradicional devido a fenómenos sociais, como o divórcio, óbito, abandono de lar, ilegitimidade ou adopção de crianças por uma só pessoa.
A família ampliada ou extensa (também dita consanguínea) é uma estrutura mais ampla, que consiste na família nuclear, mais os parentes directos ou colaterais, existindo uma extensão das relações entre pais e filhos para avós, pais e netos.
Para além destas estruturas, existem também as denominadas de famílias alternativas, sendo elas as famílias comunitárias e as famílias homossexuais."

Fonte Wikipedia, verbete Família.

E dada as notícias que vejo ultimamente (leia AQUI), não sei se o exemplo dos casais heteroafetivos (que palavrão) podem ser tidos como exemplos a serem seguidos. Espero que estas decisões não sejam tomadas em púlpitos de igrejas ou tribunais. A família é sagrada por conta dos laços de amor que possui. É o amor que sacraliza a palavra escrita e nunca o inverso.

Muitas pessoas confundem direito civil com casamento religioso. Os desavisados acham que se a lei que estende os benefícios do matrimônio ao casais homo fará com que gays entrem de mãos dadas na igreja. Não é disto que se fala, mas sim de conceder cidadania a este tipo de núcleo familiar. Gosto da explicação dada no blog Rascunhos de um Pagão:

"
Os casais homo e hetero são diferentes, sem dúvida, mas à luz da lei e da justiça não pode, não deve, nem há diferenciação, pois em um Estado legítimo de direito, onde a todos [e não apenas para priviliegiados] são garantidos a proteção da lei e da justiça, não cabe nem a discriminação, nem a intolerância, nem o preconceito, por gênero, por raça ou por opção sexual."


O que é Gente Diferenciada?

Também ficou a incógnita no ar. Parece que o metrô atrai tudo o que é ruim para seu entorno: mendigos, drogados e essa tal gente diferenciada. Não entendi bem o que essa tal gente diferenciada. Parece que são pessoas que não se encaixam no status quo das novelas globais: o mendigo, o negro, a prostituta, a mãe solteira, o bêbado, o moleque de rua. Bem, todos estes elementos existem na cidade. A questão é se podemos erguer guetos, bunkers, e nos escondermos neles ou se podemos aceitar a verdade dos fatos e reagir a eles tal qual fez o Bonsonaro, que tornou pública sua homofobia (leia AQUI). Bons inimigos são aqueles que se podem reconhecer à distância.

Li em algum lugar que quando as pessoas viajam a Paris ou Nova Iorque comentam o metrô destas cidades abrangem vários bairros, sua extensão é grande etc. Pois é: quando a chance surge em terras de Pindorama as pessoas não-diferenciadas oferecem resistência. Curioso isso!

Enquanto isso, na minha cidade a gente deseja a anos uma estação de trem para integrar Guarulhos a malha da CPTM. O projeto da linha Jade já existe e os governos aguardam pela última hora antes da Copa do Mundo e Olimpíadas no Brasil para iniciarem as obras. Uns com tanto e não querem.Outros sem nada e precisando. Mas será o Benedito?


Resumo da Ópera

Bem, como faço parte desta turma da Gente Diferenciada, temo um pouco pelo futuro. É verdade que a net tem feito uma revolução nas coisas. Afinal nada mais está oculto neste tempos. Esses dias um colega meu de trabalho comentava sobre os "bichas que se beijam em público". Até 40 anos atrás seriam os casais multirraciais. Creio que esse tsunami de informação anda pegando muita gente de surpresa e não deu tempo para digerir tudo. Disse ao meu colega: "O fato é que todas essas pessoas diferenciadas, com suas crenças, preferências, aparências e atitudes sempre estiveram por aí. Só que agora estamos prestando mais atenção."

Sim, desde o início dos tempos, viemos para ficar e temperar a realidade.

Saúde, amizade, liberdade.

Sergio Thot.


Notas

Soube pelo blog A Era Da Filha (clique AQUI)

Na sessão de ontem, Garotinho já havia sugerido a ameaça: "Hoje em dia, o governo tem medo de convocar o Palocci. Temos de sair daqui e dizer que, caso o ministro da Educação não retire esse material de circulação, todos os deputados católicos e evangélicos vão assinar um documento para trazer o Palocci à Câmara”, afirmou à Agência Câmara.

Legal né o toma-lá-dá-cá da política... Vai aprendendo que sem participação política não existe nova sociedade. Incrível como eles usam a palavra família, como se os casais héteros fossem exemplos de sociedade. No telejornal que assistia ontem (26/05) após a notícia da derrota do kit anti-homofobia, o âncora anunciava a notícia de que um homem matou e enterrou a esposa no piso da própria casa, forjando depois seu desaparecimento, e na sequência o caso do jornalista Pimenta Neves, que matou a namorada e está preso junto com o Nardoni, o pai hétero que matou a filha, e o animal que matou a menina Eloá. Olha a galera!

O amor não tem gênero.

 Me segue no Twitter? Não? Então clica AQUI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cultivaram esta Semente: