Páginas

terça-feira, 10 de maio de 2011

NOTÍCIAS VERDES

Olá à tod@s.

Esta será uma postagem permanente sobre notícias de cunho ambiental relevantes. Espero que apreciem.


Bauru entra na luta contra as sacolinhas

Notícia dada pelo blog Bruxa do Leste, da ciberamiga Izaura Vecchi.


"E em Bauru, está na Câmara Municipal, um projeto de Lei onde PROÍBE o uso de sacolas plásticas por Supermercados na cidade. Coisas de um prefeito jovem, audacioso, ligado ao Meio Ambiente. Parabéns prefeito Rodrigo Agostinho!"

A questão é que não há mal sem bem nem bem sem mal, como já aprendi no mundo pagão. As sacolinhas não surgem do nada mas são produzidas por pessoas em fábricas. Com os pedidos sendo recusados, as fábricas fecham e as pessoas são dispensadas. É uma medida acertada de um lado e impopular do outro.

Lendo a respeito, acertadamente o prefeito de Bauru tentou evitar que o peso da lei baixasse sobre o assunto e trouxe a discussão para diversos órgãos ligados ao comércio e produção na cidade, segundo o jornal Fala Cidade (Leia AQUI)

"
A redução na produção das sacolinhas, causada por cancelamentos de pedidos de clientes supermercadistas, provocaram demissões nas fábricas do ramo. Na Polimáquinas, empresa de Bauru que faz o corte e solda das sacolinhas, houve recentemente a demissão de18 funcionários de um total de 146 empregados." Fonte Jornal da Cidade de Bauru.

Eco-asfalto - São Paulo (capital)

A prefeitura de São Paulo resolveu transformar os restos dos edifícios demolidos São Vito e Mercúrio, no centro da cidade, em "asfalto ecológico". As subprefeituras do Butantã, São Miguel Paulista e da Freguesia do Ó recebem a pavimentação especial que as unidades de Parelheiros e Ermelino Matarazzo já receberam.


Com investimento de cerca de R$ 2 milhões, a iniciativa contribui para minimizar o impacto ecológico que os restos da demolição podem produzir ao meio ambiente, quando não recebem destinação correta. O novo material será utilizado para asfaltar 19 mil m² de vias, em uma extensão de 2,6 km.

Os resíduos das construções serão utilizados em duas das camadas que compõem o pavimento. A sub-base do asfalto, formada por pequenos pedregulhos, será composta por restos de construções em geral. Sobre esta camada será acrescentada mais uma, composta por restos de fresagem de ruas que estão recebendo recapeamento. A economia será de até 40% em relação ao asfalto convencional.

As subprefeituras contempladas, segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, foram definidas devido ao cronograma de pavimentação e características físicas para pavimentação.

Fonte: Terra


Ilhas Verdes - Guarulhos


Guarulhos ganha destaque em publicação internacional após um ano da aprovação da lei que regula o programa de combate ao aquecimento global Ilhas Verdes, criado em 2008. Inédito no Brasil e no mundo, o programa completará um ano em vigor como legislação municipal na próxima terça-feira (24).


A iniciativa consiste na redução das ilhas de calor urbanas por intermédio da proteção e recuperação das florestas e do plantio de milhares de árvores. A ação foi divulgada em revista da Unesco, veiculada na América Latina, na Espanha e no Chile. O artigo fala sobre a conservação da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo, ecossistema do qual Guarulhos faz parte, e mostra novas formas de integração entre as esferas públicas e privadas para a recuperação dos ecossistemas.


“A preservação das florestas urbanas está diretamente ligada à provisão dos recursos naturais e à regulação dos processos térmicos”, afirma Antonio Manoel dos Santos Oliveira, coordenador do Laboratório de Geoprocessamento do Mestrado em Análise Geoambiental da Universidade Guarulhos. “Entre os benefícios das florestas podemos citar o fornecimento de água, alimento, ervas medicinais e lenha, além do controle do clima, da purificação do ar e da absorção das águas das chuvas, que reduzem as erosões, deslizamentos e alagamentos”, declara Oliveira.


“A consolidação da lei municipal é uma forma inovadora de orientar a arborização não só por critérios aparentes, mas pelo excesso de calor”, disse o diretor-geral do Instituto Florestal, Rodrigo Victor.  “O reconhecimento internacional é importante, já que a ação é um dos maiores exemplos práticos de política pública que utiliza o serviço ambiental de regulação climática para aumentar o bem-estar da população”, garante Victor.


“O Ilhas Verdes se transformou em lei e agora se consolida como exemplo de experiência ambiental bem-sucedida no cenário mundial”, comemora Fábio Vieira, criador do programa e diretor da Secretaria de Meio Ambiente de Guarulhos.


Fonte: PMG


Link: Guarulhos Online





Imposto Verde - Guarulhos

"Com a aprovação da Lei Municipal nº 6.793/2010 (nova legislação do IPTU) pela Câmara Municipal, ocorreu uma ampliação de isenções em especial visando à proteção do Meio Ambiente – IPTU VERDE, com a concessão de desconto de até no máximo 20% no valor do IPTU anual devido pelo período de 5 anos - a partir de 2012 para o contribuinte que ingressar com o pedido durante este ano (2011) - para os imóveis edificados que adotem duas ou mais das medidas a seguir:
Telhado verde no antigo prédio do Banespa - SP
  • Sistema de captação da água de chuva;
  • Sistema de reuso de água;
  • Sistema de aquecimento hidráulico solar;
  • Sistema de aquecimento elétrico solar;
  • Construções com material sustentável;
  • Utilização de energia passiva;
  • Sistema de utilização de energia eólica;
  • Instalação de Telhado Verde;
  • Separação de resíduos sólidos.
"Além disso, há outros descontos ambientais que a Prefeitura irá conceder para imóveis edificados horizontais que possuírem em frente uma ou mais árvores. Para os imóveis edificados horizontais e para os condomínios horizontais ou verticais, que possuírem áreas de seu terreno efetivamente permeáveis, com cobertura vegetal."


2 comentários:

  1. Boa iniciativa virando Lei.
    É horrivel mas pertinente o comentário: Leis no Brasil tem muitas, mas "pegar" é a dificuldade.

    Todas as adaptações podem ser feitas facilmente, só com um pouquinho de boa vontade.
    Como não há a urgente necessidade - como em algumas regiões dos Estados mais secos, onde isso a captação de água das chuvas é vital para sobrevivência no tempo de estiagem - só contando com a boa vontade e o oportunidade do desconto no IPTU.

    É um começo no Brasil, do que em outros paises já é matéria corriqueira de discursão e adaptações.

    Abraços Thot

    ResponderExcluir
  2. De fato, usar o bolso como incentivo para posições ecológicas mais profundas é uma boa estratégia do governo local. Há pessoas que fazem pelo amor, outras pela ameaça e outras pela chantagem. Mas contanto que façam...

    ResponderExcluir

Cultivaram esta Semente: