Páginas

sábado, 31 de julho de 2010

DAS ORIGENS




Este post nasce não em SP, mas na Bahia de todos os Santos. Minha mãe e eu fizemos uma viagem emergencial devido a problemas familiares e nosso voo chegou na sexta a tarde após uma conexão demorada em Salvador. Esta viagem teve diferentes significados para ela e para mim. A minha véinha não visitava a terra-natal fazia exatos quarenta anos! E eu consequentemente nunca tive muito contato com essa parte da parentada.


Fomos recebidos pela minha prima e o cunhado dela no aeroporto e de lá para a casa de minha tia, na periferia de Ilhéus. Enquanto atravessávamos a ponte que une a cidade ao continente (ou vice-versa?) Mãe tentava reconhecer na nova paisagem velhos rostos e formas, mas quase sem sucesso. Dispensa dizer que o encontro entre ela foi repleto de repreensões ("ficou tanto tempo sem escrever nem nos visitar" e lágrimas.

Para mim foi revelador porque tive uma overdose de trejeitos familiares, de vícios de linguagem, de hábitos. Foi curioso ver traços marcantes meus e de meus irmãos espalhados em outras pessoas, rs! Foi engraçado ver minha mãe discutir amorosamente com os irmãos dela! E me perguntei se serei assim quando ficar (mais) velho também. Como cresci longe destes laços de família achava que estava imune a este tipo de amor, mas me enganei. Apenas não fui apresentado a irmandade dos primos, ou à proteção e maus conselhos de um tio porra-louca, nem tive o amor, bolos e broncas de vó.


Meus elos com a minha ancestralidade eram curtos.
Mas agora estou reparando estes problemas, finalmente e apesar de tantos anos. De certa forma foi um presente de Candelária para mim e aceito de bom grado. E desejo a vocês caros leitor@s que reencontrem também suas raízes e as fortaleçam. E se deixem levar por outras Terras&Eras.

Abençoad@s sejam!






3 comentários:

  1. hahahahah xD sei como é isso^^ meus parentes por parte de mãe são do Ceará, e os por parte de pai são do Rio Grande do Sul. Ai já viu né? Eu aqui nasci em São Paulo XD
    Tudo espalhado por esse Brasilzão ai afora.
    (sem contar minha irmã alemã....)

    É estranho mesmo...e engraçado ver pessoas tão parecidas fisicamente com as pessoas mais próximas.....morando longe =O e sem uma conexão mais intima, uma visitinha do café e talz.

    Somos parte de um todo de uma maneira mais "bruta" e profunda do que geralmente percebemos =)
    Bençãos de Brigid para seu lar e família
    o/

    ResponderExcluir
  2. Ah ([säm]), e dos um meus primos ainda era parecido com meu irmão falecido a alguns anos. Meus olhos encheram d'água, o que não é pouca coisa para este coração gelado! Rs!

    ResponderExcluir
  3. Esse tipo de família da musica, parece ter sido extinto a muito tempo, de uma forma geral, claro que há exceções.
    Bem, moro na mesma cidade que meus pais, mas a maior parte da minha família é em outra cidade, que não é longe, mas mesmo assim ficamos até 6 meses sem visitar, eu acho meio chato, ficar longe, mas se fica perto também estranha. Matar a saudade é sempre bom.

    ++++

    Sobre o comentário do meu blog, muito obrigado, mas quero tentar passar o cotidiano de um casal de bruxos, e um bebê cão, e a forma mágica de viver a vida. Sempre pensei que teria um blog, cheio de poções e feitiços, mas desses estão cheios por ai, sem mesmo se quer a pessoa segue a religião da Deusa. Por que as vezes surge uma febre, modinha de escola, essas coisas que vemos na tv, e vira febre e quinze dias depois se dissolve feito um castelo de areia.

    Tirando os blogs que tem muito conteúdo são interessantes, e simplesmente morrem...a pessoa desiste, casa se muda, muda de religião... e por ai surge blogs bons, e sem moderação alguma.

    ResponderExcluir

Cultivaram esta Semente: