Páginas

terça-feira, 31 de maio de 2011

NOS CAMINHOS DE OURO PRETO

Olá à tod@s!

Visitamos Ouro Preto por esses dias e particularmente fiquei abismado com a cidade. Ela exala história nas suas ruelas sinuosas, nos paralelepípedos centenários, nas ladeiras íngremes. Confiram AQUI  algumas fotos das viagens. Se não conseguir visualizar, fique meu amigo no Orkut, rs!

Conferimos neste domingo, 30, o Triunfo Eucarístico. Esta festa comemora a construção da Igreja do Pilar, uma das mais lindas da cidade. Mesmo não sendo católico tenho que me render a beleza arquitetônica daqueles monumentos ao espiritual cristão. Fora que atrás da comitiva de religiosos ia uma verdadeira festa pagã, rs!

Depois de visitar varias obras de Aleijadinho, Lasar Segall, Manuel da Costa Ataíde e outros, sejam barrocos ou contemporâneos, tive uma série de pensamentos sobre a vida e sua brevidade. As dividirei aqui em momentos oportunos. Até lá!

Sergio Thot.

domingo, 22 de maio de 2011

GENTE DIFERENCIADA



Olá a tod@s! Como vão?

Quero comentar dois assuntos cujo os temas são diferentes mas partem de uma origem comum que é o medo do outro. São eles o reconhecimento do Superior Tribunal de Justiça para a união estável entre pessoas do mesmo sexo (leia AQUI a notícia) e o mal-estar causado por alguns moradores do bairro de Higienópolis, em São Paulo, por conta da construção de uma estação de metrô no bairro (leia AQUI a notícia)


O que é família?

Tenho um sobrinho que é filho do primeiro casamento da minha ex-cunhada. Apesar do casal não mais dividir o mesmo teto, o moleque e eu ainda nos chamamos de tio e sobrinho. E isto é ponto pacífico. O amor não deve ser medido pela genética ou pela quantidade de melanina na pele das pessoas. O amor é algo a mais, que não é mensurável. Os valores que ainda norteiam a família hoje são orientadas para se acumular bens. É por isso que é tão importante saber de quem é a criança. É uma sagrada instituição voltada para o acúmulo de capital. Ou para manter a honra do macho-alfa.

A Wikipedia dá uma boa dica a este respeito:

"Existem também famílias com uma estrutura de pais únicos ou monoparental, tratando-se de uma variação da estrutura nuclear tradicional devido a fenómenos sociais, como o divórcio, óbito, abandono de lar, ilegitimidade ou adopção de crianças por uma só pessoa.
A família ampliada ou extensa (também dita consanguínea) é uma estrutura mais ampla, que consiste na família nuclear, mais os parentes directos ou colaterais, existindo uma extensão das relações entre pais e filhos para avós, pais e netos.
Para além destas estruturas, existem também as denominadas de famílias alternativas, sendo elas as famílias comunitárias e as famílias homossexuais."

Fonte Wikipedia, verbete Família.

E dada as notícias que vejo ultimamente (leia AQUI), não sei se o exemplo dos casais heteroafetivos (que palavrão) podem ser tidos como exemplos a serem seguidos. Espero que estas decisões não sejam tomadas em púlpitos de igrejas ou tribunais. A família é sagrada por conta dos laços de amor que possui. É o amor que sacraliza a palavra escrita e nunca o inverso.

Muitas pessoas confundem direito civil com casamento religioso. Os desavisados acham que se a lei que estende os benefícios do matrimônio ao casais homo fará com que gays entrem de mãos dadas na igreja. Não é disto que se fala, mas sim de conceder cidadania a este tipo de núcleo familiar. Gosto da explicação dada no blog Rascunhos de um Pagão:

"
Os casais homo e hetero são diferentes, sem dúvida, mas à luz da lei e da justiça não pode, não deve, nem há diferenciação, pois em um Estado legítimo de direito, onde a todos [e não apenas para priviliegiados] são garantidos a proteção da lei e da justiça, não cabe nem a discriminação, nem a intolerância, nem o preconceito, por gênero, por raça ou por opção sexual."


O que é Gente Diferenciada?

Também ficou a incógnita no ar. Parece que o metrô atrai tudo o que é ruim para seu entorno: mendigos, drogados e essa tal gente diferenciada. Não entendi bem o que essa tal gente diferenciada. Parece que são pessoas que não se encaixam no status quo das novelas globais: o mendigo, o negro, a prostituta, a mãe solteira, o bêbado, o moleque de rua. Bem, todos estes elementos existem na cidade. A questão é se podemos erguer guetos, bunkers, e nos escondermos neles ou se podemos aceitar a verdade dos fatos e reagir a eles tal qual fez o Bonsonaro, que tornou pública sua homofobia (leia AQUI). Bons inimigos são aqueles que se podem reconhecer à distância.

Li em algum lugar que quando as pessoas viajam a Paris ou Nova Iorque comentam o metrô destas cidades abrangem vários bairros, sua extensão é grande etc. Pois é: quando a chance surge em terras de Pindorama as pessoas não-diferenciadas oferecem resistência. Curioso isso!

Enquanto isso, na minha cidade a gente deseja a anos uma estação de trem para integrar Guarulhos a malha da CPTM. O projeto da linha Jade já existe e os governos aguardam pela última hora antes da Copa do Mundo e Olimpíadas no Brasil para iniciarem as obras. Uns com tanto e não querem.Outros sem nada e precisando. Mas será o Benedito?


Resumo da Ópera

Bem, como faço parte desta turma da Gente Diferenciada, temo um pouco pelo futuro. É verdade que a net tem feito uma revolução nas coisas. Afinal nada mais está oculto neste tempos. Esses dias um colega meu de trabalho comentava sobre os "bichas que se beijam em público". Até 40 anos atrás seriam os casais multirraciais. Creio que esse tsunami de informação anda pegando muita gente de surpresa e não deu tempo para digerir tudo. Disse ao meu colega: "O fato é que todas essas pessoas diferenciadas, com suas crenças, preferências, aparências e atitudes sempre estiveram por aí. Só que agora estamos prestando mais atenção."

Sim, desde o início dos tempos, viemos para ficar e temperar a realidade.

Saúde, amizade, liberdade.

Sergio Thot.


Notas

Soube pelo blog A Era Da Filha (clique AQUI)

Na sessão de ontem, Garotinho já havia sugerido a ameaça: "Hoje em dia, o governo tem medo de convocar o Palocci. Temos de sair daqui e dizer que, caso o ministro da Educação não retire esse material de circulação, todos os deputados católicos e evangélicos vão assinar um documento para trazer o Palocci à Câmara”, afirmou à Agência Câmara.

Legal né o toma-lá-dá-cá da política... Vai aprendendo que sem participação política não existe nova sociedade. Incrível como eles usam a palavra família, como se os casais héteros fossem exemplos de sociedade. No telejornal que assistia ontem (26/05) após a notícia da derrota do kit anti-homofobia, o âncora anunciava a notícia de que um homem matou e enterrou a esposa no piso da própria casa, forjando depois seu desaparecimento, e na sequência o caso do jornalista Pimenta Neves, que matou a namorada e está preso junto com o Nardoni, o pai hétero que matou a filha, e o animal que matou a menina Eloá. Olha a galera!

O amor não tem gênero.

 Me segue no Twitter? Não? Então clica AQUI!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

DA ORAÇÃO




Carga Da Deusa

"Ouça as palavras da Grande Mãe, que, em tempos idos, era chamada de Ártemis, Astartéia, Dione, Melusiana, Afrodite, Ceridwen, Diana, Arionrhod, Brígida e por muitos outros nomes:

"Quando necessitar de alguma coisa, uma vez no mês, e é melhor que seja quando a lua estiver cheia, deverá reunir-se em algum local secreto e adorar o meu espírito que é a rainha de todos os sábios. Você estará livre da escravidão e, como um sinal de sua liberdade, apresentar-se-á nu em seus ritos.

"Cante, festeje, dance, faça música e amor, todos em minha presença, pois meu é o êxtase do espírito e minha também é a alegria sobre a terra. Pois minha lei é a do amor para todos os seres. Meu é o segredo que abre a porta da juventude e minha é a taça do vinho da vida, que é o caldeirão de Ceridwen. que é o graal sagrado da imortalidade.

"Eu concedo a sabedoria do espírito eterno e, além da morte, dou a paz e a liberdade e o reencontro com aqueles que se foram antes. Nem tampouco exijo algum tipo de sacrifício, pois saiba, eu sou a mãe de todas as coisa e meu amor é derramado sobre a terra.

"Atente para as palavras da Deusa estelar, o pó de cujos pés abrigam-se o sol, a lua, as estrelas, os anjos, e cujo corpo envolve o Universo:

"Eu que sou a beleza da terra verde e da lua branca entre as estrela e os mistérios da água, invoco seu espírito para que desperte e venha até a mim. Pois eu sou o espírito da natureza que dá vida ao universo. De mim todas as coisa vêm e pra mim todas devem retornar.

"Que a adoração a mim esteja no coração que rejubila, pois, saiba, todos os atos de amor e prazer são meus rituais. Que haja beleza e força, poder e compaixão, honra e humildade, júbilo e reverência, dentro de você. E você que busca conhecer-me, saiba que sua procura e ânsia serão em vão, a menos que você conheça os mistérios: pois se aquilo que busca não se encontrar dentro de você, nunca o achará fora de si.

"Saiba, pois, eu estou com você desde o início dos tempos, e eu sou aquela que é alcançada ao fim do desejo."

Divinamente sussurrada nos ouvidos de Doreen Valient, é um dos mais poderosos textos sagrados da Wicca. Existem versões da Carga da Deusa, mas creio que são mais uma questão de tradução. Mas, continuando...

Porque orar?
A grande questão é saber o porque e como oramos. A oração é ou deve ser um período nosso com a Divindade, onde nós conscientemente sintonizamos nossa alma com aquilo que chamamos de divino.

É um momento nosso, de descanso da mente, onde podemos compartilhar nossas vitórias, esperanças e medos com Deuses e Deusas. Nada de celulares tocando ou gente nos interrompendo.

Nossas experiências anteriores com religião ainda são são forte na memória de alguns, é um fato. Afinal é muito mais fácil achar pagãos conhecedores do Pai Nosso de cor que a Carga da Deusa.


Para quem orar?
Em meu caso, sou extremamente afinado com a cultura egípcia. E, como pagão, sou ligado às divindades da terra, que morrem, renascem e trazem com ela a promessa de que a morte não é o final, mas uma parte desta longa espiral. Divindades agrícolas são intimamente ligadas ao tema do Retorno.

Entre as divindades da terra, aquelas que passaram pelos problemas e dores da perda, e a alegria do reencontro, descubra aquela que lhe toca. Conheça sua história, e a do seu povo, saiba como viviam e o que faziam, sua língua e cultura, suas casas, seus alimentos e hábitos.

E, ao criar sua prece sagrada, introduza nela este conhecimento, assim como uma pessoa apaixonada busca conhecer de seu parceiro seus gostos e prazeres para melhor o amar.

E depois?
Conversava eu com meu sobrinho sobre pedidos em geral. Ele me ensinou que, que se quisermos alguma coisa, temos que achar um dente-de-leão, fazer o pedido e assopra-lo com força, que o pedido se realiza. Mas o dele ainda não tinha acontecido.

- O que pediu, perguntei. E ele me deu uma lista de coisas doces e chocolates em geral. Uma criança sabe o que pede!

- Bem, eu lhe disse, agora você tem que trabalhar pelo seu pedido!

E é assim mesmo: depois do pedido feito, o lance é "correr atrás", levar esta força, esta certeza que já trazemos no peito conosco para a luta e a realização. Esperar que caia do céu não é uma atitude louvável. O mundo em que vivemos pede atitude, ação.

Certo?


Saúde, amizade, liberdade.

Sergio Thot

 

Notas

Clique e amplie!


Prece das Mulheres Guardiãs no dia 21 de Maio 

Aproveito a oportunidade para divulgar um evento. A Prece das Mulheres Guardiãs da Terra, apoiado por várias pessoas e entidades, entre elas a ciberamiga Luciana Onofre e seu blog, o Germinando. No dia 21 de maio mulheres engajadas se reunirão em uma rede espiritual de oração para embasar no astral aquilo que já fazem no campo material. Saiba mais detalhes AQUI.

domingo, 15 de maio de 2011

CONVENÇÃO DE BRUXAS E MAGOS EM PARANAPIACABA

Olá à todos!

Aconteceu neste final de semana a 8º Edição da Convenção de Bruxas e Magos em Paranapiacaba (veja AQUI a notícia). Para quem não conhece, a vila de Paranapiacaba (ô nome grande!) situa-se na Serra do Mar, próximo à Cubatão, no litoral paulista e é um distrito da cidade de Santo André. Criada pela São Paulo Railway, era a ligação ferroviária entre o porto de Santos (escoadouro) de café e o interior paulista. Leia mais sobre a vila AQUI.

Pelas fotos você percebe um certo charme europeu na vila, fruto dos imigrantes ingleses que nela viveram nos anos de ouro do café. Imagina então quando a umidade que sobe do oceano se encontra com o ar frio da serra no inverno e forma uma cortina de neblina que hora mostra, hora esconde as edificações? Pois foi esta atmosfera de mistério que me atrai a cidade desde 92, quando o trem ainda chegava na estação de Paranapiacaba. E é ele também que atrai bruxos do estado para o encontro.

Pena que não pude participar, por conta de uma gripe contraída ainda na quarta-feira, o que me impossibilita de ficar em silêncio em uma sala, dado os pigarros e a corisa. Contrariando o bom-senso ainda fui na cidade, apesar do frio intenso. Afinal, iria trabalhar se não fosse minha folga, não iria? As fotos estão no álbum do Picasa (veja algumas fotos da Convenção AQUI). Boa visita.


Abraços!

terça-feira, 10 de maio de 2011

MÃE DA HUMANIDADE

Olá a tod@s.

Que maio é o mês das mães todos sabem. Mas muitos desconhecem a origem da comemoração. A data moderna foi instituída graças a um grupo de mulheres que resolveram homenagear a mãe de sua amiga, Anna Jarvis, recentemente morta. 


Amor e Comércio

A intenção de Anna Jarvis e suas amigas de institucionalizar a data em nível nacional nos Estados Unidos da América foi muito boa, mas o comércio abraçou a ideia tal qual fez com outras datas comemorativas, como o natal. Afinal, todo mundo tem mãe e quanto mais filhos ela tiver mais presentes serão comprados e mais os comerciantes lucram com isso. Isso porém a entristeceu profundamente:
 
Jarvis, segundo o obituário no New York Times, ficou magoada porque muitas pessoas mandavam para suas mães um cartão impresso. Dizia ela que "um cartão impresso não significa nada mais que você é muito preguiçoso para escrever para a mulher que fez mais por você que qualquer outra pessoa no mundo. E tortas! Você leva uma caixa para a Mãe - e então come tudo você mesmo. Um belo sentimento!". Fonte Wikipedia.

O dia de comemoração varia de país em país, conforme esta tabela AQUI, e espero que o ímpeto de consumo seja o menor dos motivos para se ver e estar com as mães. Para a minha, por exemplo, não dei nada material. Mas a levei para ver nossos parentes em Pirituba, São Paulo. Fazia anos que eles não se encontravam e creio que tanto para ela quanto para minha tia e primos foi um belo e mágico dia das Mães. Ao menos a minha mãe ligou no dia seguinte em meu celular e, com a voz embargada, me agradeceu pelo presente. Certas coisas não tem preço!


Mães do Mundo

Quero também homenagear as Mães do Mundo, que sacrificam seus filhos para possamos sustentar esta ingrata humanidade ou que lutaram com todas as forças para que o bem e a fartura prevalecessem: Réa, Ísis, Cibele, Deméter, Gaia, Mani, Fraya, Iansã, Isthar e outros milhares de nomes pelos quais é mundialmente conhecida.


No domingo, indo para a casa da minha mãe, passei pelo cemitério e vi os vendedores ambulantes com buquês de flores e os filhos órfãos entrando no último endereço de suas queridas genitoras. Agradeci à Ceifadora por ter me concedido mais um dia das Mães com a minha nesta existência e segui em frente.

É como está publicado no blog Mulheres & Deusas:

"É um estado de espírito onde vamos direto a ELA, a natureza, onde vamos além do que nos disseram ser a realidade para realmente SENTIR o que é a realidade.

Nós pagãos(ãs) nos sabemos parte DELA, sentimos em nós o Deus e a Deusa em seus movimentos.

Por isso um (a) pagão sente os ciclos da vida e os celebra, as luas cheias e novas, os trabalhos da crescente e da minguante, sabe quando o sol nasce, o meio dia, o crepúsculo que nos é porta e a noite escura,véu que nos permite atravessar as fronteiras e nos aventurarmos em outros mundos pelo SONHAR."

Viva a Grande Mãe!

Sergio Thot

Ps.: Leiam também o texto de Larissa Pucci, no blog Janela da Alma, sugerido pelo A Alta Sacerdotisa e se emocionem!

NOTÍCIAS VERDES

Olá à tod@s.

Esta será uma postagem permanente sobre notícias de cunho ambiental relevantes. Espero que apreciem.


Bauru entra na luta contra as sacolinhas

Notícia dada pelo blog Bruxa do Leste, da ciberamiga Izaura Vecchi.


"E em Bauru, está na Câmara Municipal, um projeto de Lei onde PROÍBE o uso de sacolas plásticas por Supermercados na cidade. Coisas de um prefeito jovem, audacioso, ligado ao Meio Ambiente. Parabéns prefeito Rodrigo Agostinho!"

A questão é que não há mal sem bem nem bem sem mal, como já aprendi no mundo pagão. As sacolinhas não surgem do nada mas são produzidas por pessoas em fábricas. Com os pedidos sendo recusados, as fábricas fecham e as pessoas são dispensadas. É uma medida acertada de um lado e impopular do outro.

Lendo a respeito, acertadamente o prefeito de Bauru tentou evitar que o peso da lei baixasse sobre o assunto e trouxe a discussão para diversos órgãos ligados ao comércio e produção na cidade, segundo o jornal Fala Cidade (Leia AQUI)

"
A redução na produção das sacolinhas, causada por cancelamentos de pedidos de clientes supermercadistas, provocaram demissões nas fábricas do ramo. Na Polimáquinas, empresa de Bauru que faz o corte e solda das sacolinhas, houve recentemente a demissão de18 funcionários de um total de 146 empregados." Fonte Jornal da Cidade de Bauru.

Eco-asfalto - São Paulo (capital)

A prefeitura de São Paulo resolveu transformar os restos dos edifícios demolidos São Vito e Mercúrio, no centro da cidade, em "asfalto ecológico". As subprefeituras do Butantã, São Miguel Paulista e da Freguesia do Ó recebem a pavimentação especial que as unidades de Parelheiros e Ermelino Matarazzo já receberam.


Com investimento de cerca de R$ 2 milhões, a iniciativa contribui para minimizar o impacto ecológico que os restos da demolição podem produzir ao meio ambiente, quando não recebem destinação correta. O novo material será utilizado para asfaltar 19 mil m² de vias, em uma extensão de 2,6 km.

Os resíduos das construções serão utilizados em duas das camadas que compõem o pavimento. A sub-base do asfalto, formada por pequenos pedregulhos, será composta por restos de construções em geral. Sobre esta camada será acrescentada mais uma, composta por restos de fresagem de ruas que estão recebendo recapeamento. A economia será de até 40% em relação ao asfalto convencional.

As subprefeituras contempladas, segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, foram definidas devido ao cronograma de pavimentação e características físicas para pavimentação.

Fonte: Terra


Ilhas Verdes - Guarulhos


Guarulhos ganha destaque em publicação internacional após um ano da aprovação da lei que regula o programa de combate ao aquecimento global Ilhas Verdes, criado em 2008. Inédito no Brasil e no mundo, o programa completará um ano em vigor como legislação municipal na próxima terça-feira (24).


A iniciativa consiste na redução das ilhas de calor urbanas por intermédio da proteção e recuperação das florestas e do plantio de milhares de árvores. A ação foi divulgada em revista da Unesco, veiculada na América Latina, na Espanha e no Chile. O artigo fala sobre a conservação da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo, ecossistema do qual Guarulhos faz parte, e mostra novas formas de integração entre as esferas públicas e privadas para a recuperação dos ecossistemas.


“A preservação das florestas urbanas está diretamente ligada à provisão dos recursos naturais e à regulação dos processos térmicos”, afirma Antonio Manoel dos Santos Oliveira, coordenador do Laboratório de Geoprocessamento do Mestrado em Análise Geoambiental da Universidade Guarulhos. “Entre os benefícios das florestas podemos citar o fornecimento de água, alimento, ervas medicinais e lenha, além do controle do clima, da purificação do ar e da absorção das águas das chuvas, que reduzem as erosões, deslizamentos e alagamentos”, declara Oliveira.


“A consolidação da lei municipal é uma forma inovadora de orientar a arborização não só por critérios aparentes, mas pelo excesso de calor”, disse o diretor-geral do Instituto Florestal, Rodrigo Victor.  “O reconhecimento internacional é importante, já que a ação é um dos maiores exemplos práticos de política pública que utiliza o serviço ambiental de regulação climática para aumentar o bem-estar da população”, garante Victor.


“O Ilhas Verdes se transformou em lei e agora se consolida como exemplo de experiência ambiental bem-sucedida no cenário mundial”, comemora Fábio Vieira, criador do programa e diretor da Secretaria de Meio Ambiente de Guarulhos.


Fonte: PMG


Link: Guarulhos Online





Imposto Verde - Guarulhos

"Com a aprovação da Lei Municipal nº 6.793/2010 (nova legislação do IPTU) pela Câmara Municipal, ocorreu uma ampliação de isenções em especial visando à proteção do Meio Ambiente – IPTU VERDE, com a concessão de desconto de até no máximo 20% no valor do IPTU anual devido pelo período de 5 anos - a partir de 2012 para o contribuinte que ingressar com o pedido durante este ano (2011) - para os imóveis edificados que adotem duas ou mais das medidas a seguir:
Telhado verde no antigo prédio do Banespa - SP
  • Sistema de captação da água de chuva;
  • Sistema de reuso de água;
  • Sistema de aquecimento hidráulico solar;
  • Sistema de aquecimento elétrico solar;
  • Construções com material sustentável;
  • Utilização de energia passiva;
  • Sistema de utilização de energia eólica;
  • Instalação de Telhado Verde;
  • Separação de resíduos sólidos.
"Além disso, há outros descontos ambientais que a Prefeitura irá conceder para imóveis edificados horizontais que possuírem em frente uma ou mais árvores. Para os imóveis edificados horizontais e para os condomínios horizontais ou verticais, que possuírem áreas de seu terreno efetivamente permeáveis, com cobertura vegetal."


sábado, 7 de maio de 2011

SUCESSO É TER CARRO?

Olá a tod@s!

Já viram este filme?
Com as mudanças que tive recentemente em relação à trabalho e salário, vez ou outra me fazem uma pergunta peculiar: "E aí? Quando compra seu carro?". Parece que existe uma ligação intrínseca entre o homem e o veículo de quatro rodas.

Saibam vocês, se é que já não escrevi aqui em outra data, que não sou um grande fã dos carros. Tenho enrolado as minhas aulas de direção defensiva ao máximo (meu professor também é um babaca). Os órgãos ligados à minha habilitação não primam pela honestidade conforme se tem noticiado ultimamente, e vou comprar carro para conduzir Miss Daisy ao mercado e ao trabalho na capital, pois a moça não quer aprender a dirigir, com medo do trânsito da metrópole. Sobrou pra mim.

Nesse meio-tempo, torço para que a linha Jade, a ligação ferroviária de Guarulhos com o resto do mundo saia logo do papel:

"A Linha 13 - Jade, também conhecida como Trem de Guarulhos, é uma linha em projeto a ser construída pela CPTM que interligará o Brás à estação Zezinho Magalhães, no Parque CECAP, em Guarulhos." Leia mais AQUI

Assim continuarei a usar a minha velha bicicleta para ir ao trabalho e que o transporte público exerça seu papel de levar e trazer as pessoas com energia (mais ou menos) limpa, segurança e conforto. Mas voltando ao assunto...


Gente Bem-sucedida

Foto de André Dahmer
Não consigo ver a ligação entre o carro e o sucesso como se pinta nos comerciais da tevê. Sim, os ditos comerciais mostram o cara branco dirigindo em uma paisagem paradisíaca com seu carro cheirando a novo. Quando falo paradisíaca ou ela é mesmo uma, com direito à montanha, lago azul e céu brilhante, ou ao menos se aproxima disso através de ruas sem quaisquer outros carros atrapalhando. Alegria de motorista é dirigir em dia de domingo?

Reparem que uso o termo O MOTORISTA porque é sempre homem que dirige. A mulher, quando aparece no comercial, é mera peça decorativa, seja dentro ou fora. Se está fora logo entrará, pois carro é para "catar" mulher. Isso me lembra um texto antigo onde Plutão/Hades rapta Perséfone e a leva em seu carro rumo ao Submundo.

"O raptor excitou os cavalos, chamando-os cada um por seu nome e soltando sobre suas cabeças e pescoços as rédeas cor-de-ferro. Quando chega ao Rio Cíano, e este se opôs a sua passagem, Plutão feriu a margem do rio com seu tridente, a terra abriu-se e deu-lhe passagem para o Tártaro." Leia AQUI o restante.

Quando chego em casa após meia-hora de pedalada vindo do emprego, juro-lhes, não invejo meus estressados vizinhos motoristas. Ainda quero viver a vida sob duas rodas por muito tempo! Rs!


Saúde, amizade, liberdade.

Ps.: mas, todavia, no entanto, se for para comprar um forçosamente, quem sabe não escolha o veículo abaixo, kakakakaka! Se é para virar motorista, que seja em grande estilo!